segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Passeio de estudos


No dia 24 de outubro, sexta-feira, a turma do 4º ano A da escola Santo Antônio de Pádua, juntamente com a professora Simone Maggioni e a orientadora educacional da escola, professora Elisandra Hackenhaar fizeram um passeio de estudos em Mato Leitão.

            A primeira parada foi na empresa de calçados Beira Rio. Acompanhados por responsáveis da empresa, as crianças conheceram as etapas de produção. Primeiro assistiram um belo vídeo sobre a empresa no Rio Grande do Sul, seus modelos produzidos e os benefícios concedidos aos funcionários. Depois, acompanhados, visitaram a empresa As crianças aprenderam bastante e ficaram muito felizes ao ver seus amigos e familiares. No final da visita, as crianças receberam um suco e fizeram uma bonita foto de recordação.

            Em seguida, as crianças passaram pela secretaria municipal de educação e logo após pararam para um lanche na praça. Terminado o lanche, seguiram para um passeio na prefeitura municipal, onde tiveram o prazer de conhecer os secretários municipais que estavam em reunião com a prefeita e o vice-prefeito. Foi um momento de muitas aprendizagens, pois a prefeita, o vice e os secretários puderam explicar sobre as suas funções e propostas para o município, lá também foi feita uma bela foto para o site da prefeitura.

            Com muita alegria e grandes aprendizagens, a turma encerrou o passeio com um futebol animado no campo do Fluminense e com a água geladinha servida pelo “tio Roni”.

 



terça-feira, 21 de outubro de 2014

PROFESSORES HOMENAGEADOS

    Os Professores comemoraram o Dia do Professor, recebendo homenagens dos alunos e também da administração municipal. Foram incluídos nas homenagens os servidores das escolas que juntamente com os professores , estão comprometidos com a Educação. Além das homenagens espontâneas organizadas pelos alunos, os professores e servidores da EMEF Santo Antônio criaram espaços de confraternização.

COMPETIÇÕES INTEGRAM ATLETAS E MOSTRAM OS MELHORES

      Ao longo desta quarta-feira, dia 8 de outubro, a Pista de Atletismo no anexo da EMEF Santo Antônio de Pádua de Mato Leitão foi palco de importantes duelos entre gigantes do atletismo. Aproximadamente 800 atletas competiram buscando atingir as melhores marcas, demonstrando grande superação. Sob os olhares atentos de professores e técnicos, os atletas festejavam as conquistas. Todos saíram vencedores, mas alguns saíram como campeões, carregando no peito medalhas, uma coroação de tanto esforço. Os atletas da sede também tiveram bom desempenho. A festa de integração dos atletas foi o grande legado. A prefeita Carmen Goerck esteve no local das competições e destacou o envolvimento de todos. Mais de 800 visitantes deixaram Mato Leitão, levando uma impressão positiva da cidade que os acolheu, dando o melhor de si. A Prefeita registra agradecimento ao estado, através das coordenações dos JERGS Carla Magalhães e Gisela Lawisch pela parceria, a EMEF Santo Antônio pela acolhida, organização e oferta de pouso aos atletas, bem como ao CE Poncho Verde que também acolheu delegações para o pernoite, as empresas que forneceram alimentação, segurança, arbitragem e outros serviços. O conjunto de esforços permitiu a boa acolhida, e a forma hospitaleira de tratar os visitantes. Mato Leitão através de eventos deste porte está se incluindo no roteiro turístico do Estado, com ênfase a promoção de eventos.

FESTA E EMOÇÃO NA ABERTURA DOS JERGS EM MATO LEITÃO

Desde cedo, nesta terça-feira dia 7, a cidade de Mato Leitão se transformou com a chegada de dezenas de ônibus das diferentes regiões do estado. A noite, no Ginásio da SEUBV, festa e emoção marcaram a abertura da 44ª Edição dos Jogos Escolares do RS, modalidade atletismo. A solenidade foi coordenada pela Secretária de Educação Edelvani Loeblein e equipe. A Prefeita Carmen Goerck, Carla Magalhães coordenadora do JERGS RS e representante do Governador, Valdomiro Rocha Coordenador da 6ª CRE entre outros convidados, recepcionaram os atletas e dirigentes das comitivas das 7 regiões do RS, lotando as dependências do local do evento. A Prefeita em sua fala destacou que Mato Leitão-Cidade das orquídeas passou a ser a Capital Estadual do Atletismo por dois dias, pois aqui estão dezenas de medalhistas de ouro, a elite do atletismo do estado. Os representantes das regiões e estado destacaram a boa acolhida recebidos no município, que é parceiro desde 2006, sediando esta importante competição pela 3ª vez. O município mostrou um pouco do que é e faz na abertura, através de apresentações culturais e artísticas. Desta forma o Coral da EMEF Santo Antônio regido por Rozi Johann cativou e envolveu todo público que participou das canções. O grupo Dança do Ventre de Taís Maia encantou a todos, bem como o Grupo Tradicionalista Gaúcho da EMEF Santo Antônio sob a coordenação de Cristine Herzer. A Rainha das Orquídeas Nadini Sell incluiu o convite para a II Festa das Orquídeas em dezembro. Um dos momentos mais emocionantes foi quando a atleta matoleitoense, Bianca da Rosa, Campeão Estadual do JERGS na modalidade salto em altura 2013, introduziu a tocha olímpica, seguida do juramento do atleta, Hino Rio-grandense e um show de fogos.
 

Mostra Pedagógica

      A SAP promoveu Mostra Pedagógica, por ocasião da entrega de boletins. O evento aconteceu no dia 30 de setembro na própria escola. A diretora Carla Theisen destacou que dezenas de trabalhos de pesquisa foram apresentados. Os pais, ao buscarem o boletim dos filhos, tiveram oportunidade de conversar com os professores e após visitar a Mostra Pedagógica.

SAP na Movaci


         Na quarta-feira, (24), iniciou a terceira edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci), promovida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Entre os dias 24 e 26 estarão em exposição 120 projetos de escolas da região e IFSul, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Estão representando a Emef Santo Antônio de Pádua as alunas Tainá Lermen e Tainara de Borba com o trabalho “Mato Leitão: cidade das orquídeas” e os alunos Alessandro Lermen e Gabriel Matthes com o trabalho: “Minhocas: grandes aliadas do solo” sob coordenação da professora Simone Schwendler.

Semana do trânsito


Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A escolha do tema: “Cidade para as pessoas. Proteção e prioridade ao pedestre.” faz alusão, em princípio, ao artigo 29, XII, §2º do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.

Desta maneira os alunos dos 5º Anos da Emef Santo Antônio de Pádua, acompanhados pelas professoras Letícia Heinen, Bianca Toillier da Silva e pela diretora Carla Regina Scheibler Theisen, além da enfermeira Juliana Nhoato visitaram o Posto Policial de Cruzeiro do Sul quando, a caráter, e acompanhados dos policiais, fizeram uma blitz educativa, conscientizando os motoristas a respeitarem as leis de trânsito. E depois todos puderam dar uma volta de viatura.



54 Anos de História


A EMEF Santo Antônio de Pádua estava em festa no dia 15 de setembro quando completou 54 anos de história. Logo pela manhã os alunos coloriram toda a escola com balões e assistiram a um vídeo contando a trajetória da escola desde a sua criação até hoje. Um forte parabéns foi cantado e servido cachorro-quente. O presente especial ainda será dado à escola, pois o tempo não deixou que cada aluno plantasse sua flor no pátio da escola. A diretora Carla Regina Scheibler Theisen ainda frisou que: “Foi emocionante ver o olhar atento e alegre das crianças ao se verem no vídeo!”

História

Em 1941 foi criada a primeira Escola Comunitária – de madeira – na localidade de Santo Antônio. O prédio foi construído na administração do prefeito Hermes Pereira, de Venâncio Aires.  As terras pertenciam a família Chaves que tinha interesse em fazer uma escola e ensinar as crianças da comunidade doando então um terreno a este município. Maria Carolina Chaves foi a primeira professora atuando por 16 anos com uma turma de 45 alunos de 1ª a 4ª série.

Depois de mais ou menos três anos fechada a mesma passou a funcionar oficialmente em 30 de março de 1960 com a professora Holdi Helena  Stein Becker. Mais tarde, neste mesmo ano, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas de aula, despensa e banheiros.

A escola passou a ser Estadual em 1960, sendo acrescentada a 5ª série em 1965. Desde então foi crescendo gradativamente. Em 1990 ela passou a pertencer a 6ª Coordenadoria de Educação, pois até então fazia parte da 3ª Coordenadoria de Educação.

Em 1997 foi construído o ginásio Tonhão, sendo utilizado também pela comunidade e em 1998 a escola foi municipalizada passando a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua.

Em 1999 tornou-se escola –polo nucleando as escolas municipais Duque de Caxias  e Felipe Camarão reativando a 5ª série e acrescentadas sucessivamente as demais séries até completar o Ensino Fundamental. Então em 2002 aconteceu a primeira conclusão de curso da 8ª série.

Demais ampliações aconteceram e em 2006, com a doação de uma área de terra nos fundos da escola pela empresa Fynomate, foi construída a pista de atletismo com medidas oficiais, tornando-se então a primeira Pista de Atletismo Oficial no interior do Estado chamada João Carlos de Freitas Leitão.

Atualmente quem responde pela escola é a professora Carla Regina Scheibler Theisen.


Sou humano: sinto, penso e faço!


Pensado no projeto de 2014: “Sou humano: sinto, penso e faço!”, a Emef Santo Antônio de Pádua promoveu mais um momento de integração entre família e escola. Na noite do dia 09 de setembro o radialista José Raimundo Kuhn realizou uma conversa com os pais presentes com o tema geral FAMÍLIA. Falou sobre a realidade delas a muitos anos atrás quando a roda de conversa ao redor do lampião era diária, quando a mochila escolar era o saco de açúcar, quando o caminho até a escola era pela roça do vizinho, quando as latinhas e tijolos eram os brinquedos... Enfim, trouxe as lembranças de ontem para analisar o hoje e perceber que nem sempre o computador, o celular, o tablet... são o melhor presente para o filho. Mas a conversa e principalmente o abraço podem ser muito mais valiosos que todos estes. O abraço que acolhe, o abraço que conforta, o abraço que repreende, o abraço que ensina. Uma vez que os dias de hoje tornam o educar dos filhos cada vez mais desafiador, mas não menos necessário para a formação de filhos e cidadãos do bem.

 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Caminhada Cívica

     A comunidade de Mato Leitão foi às ruas e prestigiou no sábado, dia 6 de setembro, a Caminhada Cívica em homenagem a Pátria, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Prestigiaram o evento autoridades, entidades, secretarias municipais e as escolas. As escolas conseguiram mobilizar os estudantes desenvolvendo atividades ao longo da semana com inspiração nos temas sugeridos e apresentaram muita riqueza e criatividade no evento. A “Amazônia, patrimônio brasileiro”, que busca refletir mais uma vez a importância da Floresta Amazônica para nós e para o mundo todo, lembrando que ela é um patrimônio de todos nós, brasileiros, e que todos somos responsáveis por sua preservação foi trazido para as ruas como forma de reflexão.
O tema estadual “Meu jeito de ser brasileiro” quer que cada um de nós reveja suas atitudes em relação ao nosso comportamento como brasileiros em todos os aspectos: valores, crenças, costumes e atitudes, inspirou várias atividades demonstradas na caminhada. A Caminhada foi encarrada na Praça da Matriz com Ato cívico, onde a Prefeita Carmen Goerck destacou que, desde 7 de setembro de 1822, quando ecoou o Grito “Independência ou Morte”, a história nos relata, que os brasileiros passaram pela República, pela Ditadura onde fomos obrigados a marchar, para construir a Democracia, que nos convida a mostrar na Caminhada Cívica, nosso amor a Pátria, nosso amor ao Brasil. Na semana da Pátria refletimos e referenciamos nossos símbolos: a bandeira, o hino e o fogo simbólico da pátria, e somos convidados a refletir o nosso jeito de ser brasileiro. O ato foi encerrado com extinção do Fogo simbólico.

Visita ao Criadouro Decker


No dia 29 de agosto as turmas do 2º ano A e B da Emef Santo Antônio de Pádua, juntamente com  as professoras Bianca Campos da Silva, Bianca Toillier da  Silva, Vivian Scheibler e Mirna Becker, visitaram o Criadouro Decker na propriedade da professora Liziane Decker.  As crianças ficaram encantadas com as espécies de aves: ring neck, pavões e faisões, espécies ornamentais que podem ser criadas em cativeiro.
A atividade faz parte do projeto: “O encantador mundo das aves”, onde a turma estuda as aves e seu modo de viver. “Já conhecemos muitas espécies de aves, mas gostamos muito das aves de rapina e das araras” – relataram os alunos. O projeto continua com muitas aprendizagens, investigações e pesquisa!
 

Olimpíada de Língua Portuguesa


A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

A Coordenadora Municipal professora Carla Regina Scheibler Theisen, no dia 10 de setembro reuniu a Comissão Julgadora Municipal, composta pelo representante da SMECD, Ana Maria Kauffmann Schimuneck, da EMEF Santo Antônio do Pádua, Rosirene Petter Quinot e do Colégio Poncho Verde, Cláudia Hackenhaar na Secretaria Municipal de Educação e realizou a seleção dos textos, os quais participarão da etapa Estadual.

Os classificados foram os seguintes:


Categoria

Título

Autor

Turma

Escola

Poema

Mato Leitão

Gabriel Eduardo Goettems Matthes

6º Ano

EMEF Santo Antônio de Pádua

Memórias literárias

Meu passado, minha história...

Weslei Mateus Alf

7º Ano

EMEF Santo Antônio de Pádua

Crônica

A língua do povo

Dagiane Piovezani

1º Ano

Colégio Poncho Verde

Artigo de opinião

Jeitinho Brasileiro

Karine Wille Kraemer

2º Ano

Colégio Poncho Verde

 

TEXTOS DA OLP FASE MUNICIPAL



Categoria: Poema
Autor:
Gabriel Eduardo Goettems Matthes

Turma: 6º Ano

Escola: EMEF Santo Antônio de Pádua
Título: Mato Leitão
O tatu cavou um buraco
E de noite se escondeu em um balaio
De manhã tomou um sol
Lá nas bandas de Sampaio.

O tatu cavou um buraco
Um buraco bem bonito
Quando saiu para descansar
Já estava em Arroio Bonito.

O tatu cavou um buraco
Para sempre morar
Como não tinha noiva para casar
Para Santo Antônio foi apelar.

Em Boa Esperança e em Conceição
Uma flor de orquídea ele apanhou
Em Mato Leitão, para sua pretendente a entregou
E na Igreja Santa Inês então se casou.

O tatu cavou um buraco
Com sua esposa se multiplicou
E pelo município seus filhos criou.

 _______________________________________________________________________________________

Categoria: Memórias literárias
Autor: Weslei Mateus Alf

Turma: 7º Ano

Escola: EMEF Santo Antônio de Pádua
Título: Meu passado, minha história...

Eu nasci no sul do país, em uma cidade bastante pequena, eu adorava e ainda gosto muito de morar aqui. Lembro de muitas coisas da minha infância, da natureza, das árvores cheias de pássaros cantantes e de quando eu pescava no Arroio Sampaio. Pescava vários tipos de peixes como: Cará, Lambari, Jundiá, etc. Praticamente só fazia isso, porque meu pai não queria que eu trabalhasse na roça. A gente se divertia com coisas simples, em lugares singelos, mas sempre com muita alegria e amizade.
Recordo-me das festas que duravam 3 a 4 dias, uma festança sem fim, onde se reuniam todas as pessoas da localidade. Tais festividades eram feitas em matos e se chamavam "Baile de Kerb", nome de origem germânica, como muitos por aqui. O mato era da comunidade evangélica, onde se homenageava a padroeira comunitária, se faziam bingos, rifas, sorteios e se alimentava muito bem com cuca e linguiça, torta e comidas típicas locais. Estas festas eram tão boas que pessoas de outras comunidades e até de outras cidades vinham prestigiar. A gente aproveitava para se divertir, comer bem e também "dar uma olhada" nas moças que se enfeitavam todas para virem à festa. Bons tempos aqueles!
Em um destes "Bailes de Kerb" conheci a que seria a mulher da minha vida. Acabei me casando e resolvi comprar uma área de terra e começar a praticar a agricultura. Na verdade, lidar na terra era uma das poucas coisas que sabia bem, conhecimentos passados de geração para geração. Tudo ia muito bem, plantávamos tudo o que precisámos para nos sustentar, alimentar o gado e outros animais.
No ano seguinte não tivemos a mesma sorte, eu e os agricultores da comunidade perdemos toda a plantação do ano por causa de um enxame de gafanhotos que destruiu tudo. Tivemos muitas dificuldades naquele ano, porque praticamente só vivíamos da agricultura. Aliás, de pecuária e agricultura eram do que viviam por aqui as pessoas. Foi um ano muito triste, cada um se segurava na esperança que tinha e esperava por um próximo ano melhor. Quem vive da agricultura sabe que depende muito do tempo e da sorte.
Hoje aqui na comunidade vivem pessoas da minha época. Os que vivem são Agnes Puhl de 92 anos, Amanda Hickmann de 93 anos e Olga Huwi de 91 anos. A nossa localidade também mudou muito com a chegada da tecnologia, casas muito modernas, pessoas de outros lugares, mas ainda mantém o ar de interior, de gente boa e muito simples. Não posso me esquecer dos pontos turísticos da época, os lugares que nós íamos era a igreja, também adorávamos ir às corridas de cavalos e os rodeios.
Atualmente está tudo muito mudado, as pessoas pouco se reúnem e muitos nem se visitam mais. Agora com 83 anos, não posso mais trabalhar, a idade às vezes faz isso com a gente, mas quando me lembro da minha infância, volto no tempo e me emociono com tantas lembranças e histórias de um passado que já foi, mas que parece estar bem presente e vivo em minhas memórias.

 ________________________________________________________________________
Categoria: Crônica
Autora:
Dagiane Piovezani
Turma: 1º Ano do Ensino Médio
Escola: Colégio Poncho Verde
Título: A língua do povo

Quem não gosta de uma fofoca? Ficar sabendo um pouco sobre a vida dos outros? Aqui na minha cidade a única coisa que não é pequena é e língua das pessoas. Mas se formos analisar, é até bom, sinal que somos lembrados.
Engraçadas são minhas vizinhas. A de baixo adora uma fofoca por telefone, fica horas conversando sobre os acontecimentos da semana! Mas ela também se reúne com as amigas aos domingos, jogam carta e muita fofoca sobre as "fulanas".
E tem a vizinha de cima, ela por sinal é muito prestativa. Quando saio, fica me sondando: quer saber onde vou, porque estou tão arrumada e aquela pergunta típica "e os namoradinhos?". Ela tem um dia específico da semana para por o papo em dia, reúne a mulherada toda, sentam em frente à casa, tomam seu chimarrão e haja fôlego para tanta conversa! É de se assustar com as gargalhadas.
Mas as duas são igualmente querida, ótimas vizinhas, e pensando bem, elas já estão aposentadas. O único serviço é organizar a casa e cozinhar... que mal há em ocupar o tempo fofocando? Elas apenas querem ser pessoas informadas.
Com fofoca ou sem, o lugar onde vivo é muito calmo, todos se ajudam. sempre nos cumprimentam, se preocupam com os outros e pelo nosso bem estar, por isso gosto de viver aqui.
 ___________________________________________________________________

Categoria: Artigo de opinião
Autora:
Karine Wille Kraemer
Turma: 2º Ano do Ensino Médio
Escola: Colégio Poncho Verde
Título: Jeitinho Brasileiro
 Diz um sábio ditado: "quem cala, consente!". Encaixa-se nessa frase, é claro, o contingente populacional brasileiro, ou pelos menos, grande parte dele. Arrisca-se dizer ainda mais, que o brasileiro não só é condescendente com a atualidade, como também participa com "pequenas doses" de irregularidades.
 A cultura de passar o sinal vermelho vê ou não ceder lugares para pessoas prioritárias, chama-se popularmente de "jeitinho brasileiro". Acontece que este, aliado à falta de expressão, pode ser um dos motivos que mantém o caos em diversos setores do Brasil.
 Eleições trazem à tona a compra de votos, onde tanto erra o eleitor como o candidato. Em 2001, a estimativa era de que um em cada sete cidadãos recebeu oferta para comercializar sua liberdade e sua voz. É um desafio achar políticos honestos em meio a tantos jeitinhos. Mas também, como confiar em alguém para governar o lugar em que se vive se o próprio cidadão comete erros parecidos com os que aponta nos outros?
Muitos reclamam, mas quantos agem perante o roubo e a má regência dos impostos que pagam? Foram feitos protestos há um tempo, mas as reivindicações não foram totalmente atendidas. Também a consciência em massa não mudou ainda.
Essa não é uma realidade distante. Está presente no cotidiano, em cada lugar e também no meu. A vontade de mudar vem com a esperança de que o espaço onde vivemos possa ser melhorado e assim nos tornarmos mais felizes.
Mas a solução para essas vias de mão dupla de irregularidades não é fácil, tampouco é impossível: Falar, agir e fazer-se notar. Criar importância do justo na sociedade, pois, se quisermos uma mudança, devemos começá-la.
Esse é um ponto der partida e o caminho está livre.



 
 
 
 
 

 

 

 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

XI FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO


XI FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO
TEMA: DESCUBRA A MAGIA DOS LIVROS!
Venha descobrir a magia de cada livro nesta feira.
Esperamos por você!

Data: 11,12 e 13 de agosto de 2014
Patrono: Pedro Stiehl
Objetivos:
Promover a valorização do livro e da leitura do imaginário popular, com ações de incentivo à leitura que despertem o gosto de ler por prazer e para a formação de cidadãos críticos no mundo.
Promover a leitura e, subsidiariamente, a escrita, a expressão corporal e oral, mediante a realização de atividades práticas, como oficinas, concursos e contação de histórias.
Contribuir para a capacitação de professores, bibliotecários, alunos, pais e demais interessados, proporcionando a possibilidade de discussão sobre assuntos que abordem a literatura e a cultura.

Justificativa:
A realização da Feira do Livro é de fundamental importância para facilitar o acesso ao livro e, ao mesmo tempo, a circulação do mesmo no ambiente escolar e na comunidade em geral. Ela significa a democratização do livro e da leitura, onde a programação planejada tem efeito multiplicador no que se refere à promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.
 
Na chegada ao evento na SEUBV, o público pode assistir nesta segunda-feira, o som do violino de Rafaela M. Bohn e o Tio Célio. A abertura oficial aconteceu às 19h, na SEUBV com a participação de autoridades municipais, alunos, comunidade e o patrono Pedro Stiehl, e SESC grande parceiro do evento. O coral de alunos da EMEF Santo Antônio, regidos pela Prof Rozi Johann e Grupo de instrumentos de Leeopoldo Schwingel entoaram de maneira inédita o Hino de Mato Leitão, além de outras canções do folclore brasileiro. A Secretária de Educação Edelvani destacou o tema da Feira “Descubra a Magia dos Livros”, Já a prefeita Carmen Goerck destacou a importância da leitura e o valor da aquisição de livros pelos alunos. Desta forma, a Administração Municipal garante o "Vale Livros" para que todos os alunos da Rede Pública saiam da Feira pelo menos com um exemplar. O patrono da Feira Pedro Sthiel teve importante intervenção falando de inspiração, magia, encantamento dos livros. O publico ainda assistiu o Espetáculo Teatral Dom Quixote - do Teatro Social Produções Artísticas. Uma rica programação está sendo executada, estando previsto o encerramento da Feira, quarta-feira com Sarau Poetas Iluminados com a escritora Angelica Rizzi. Paralelamente ao evento, exposição de trabalhos dos alunos, sobre as obras do patrono.

DIA DO ESTUDANTE

Mostra Científica Verde é Vida

  
No dia 8 de agosto, na Emef Dom Pedro II em Linha Hansel ocorreu a Mostra Científica Verde é Vida onde foram apresentados 24 trabalhos dos municípios da região: Venâncio Aires, Mato Leitão, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Sério.

Representando a Emef Santo Antônio de Pádua os alunos Gabriel Matthes e Alessandro Elias Lermen desenvolveram e apresentaram a pesquisa “Minhocas: grandes aliadas do solo” no qual enfatizaram que a prática dos minhocários é uma excelente alternativa  para as pequenas propriedades rurais e também moradores da área urbana que residem em casas podendo aproveitar quase todo o lixo orgânico nesta prática.

As alunas Taína Lermen e Tainara Jordana de Borba, com o projeto “Mato Leitão: a cidade das orquídeas” realizaram um estudo sobre as características e cultivo de orquídeas  e um resgate histórico da flor como símbolo do município. Para tanto, participaram de um curso promovido pelo NOVA, aplicaram questionários com alunos e professores da escola para verificar o que conhecem com relação aos tipos de orquídeas, se as cultivam em casa e se conhecem a história da flor símbolo do município. Entrevistaram orquidófilos, presidente da NOVA, a 1ª rainha da Festa das Orquídeas e a prefeita do municipal.

E este trabalho: “Mato Leitão: cidade das orquídeas” foi um dos quatro trabalhos selecionados para a 2ª etapa que ocorrerá em outubro, aqui na cidade quando apenas um será selecionado para ser apresentado na Expoagro Afubra 2015.

A escola parabeniza os alunos que participaram, especialmente às meninas que se classificaram para a 2ª etapa da Mostra Científica.

Ações como essas fazem uma grande diferença na construção da cidadania e a preservação do meio ambiente.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

FESTA JUNINA

      A Comunidade escolar de Vila Santo Antônio participou da Festa Junina na última sexta-feira. Pais, alunos, professores e servidores, a maioria vestido a rigor "caipira" deu o tom a maior festa da escola. O ginásio ricamente ornamentado com material reciclado, permitiu um clima especial a Festa Junina. Quadrilha, apresentações artísticas e o tradicional Casamento na roça com versão atualizada garantiram a tradição. Tenda de doces, salgados, quentão, pescaria, toca do porquinho da índia, entre outras atividades, fizeram com que todos se divertissem.

terça-feira, 20 de maio de 2014

MÃES SÃO HOMENAGEADAS

As Mães dos alunos da EMEF Santo Antônio de Pádua de Vila Santo Antônio viveram uma tarde de emoções, no ultimo sábado, dia 17 de maio, por ocasião das homenagens. A diretora da Escola Carla Theisen deu as boas vindas a pais, alunos, convidados e autoridades que lotaram as dependências do Ginásio da escola. A vice diretora Sandra Stertz coordenou os trabalhos de apresentações artísticas de todos os alunos, além da participação especial do coral da Terceira Idade . A prefeita Carmen Goerck, a Secretária de Educação, Edelvani Loeblein e a vereadora Clair Konrad prestigiaram o evento. Foi uma tarde muito especial destacou a prefeita que se surpreendeu pelo grande público presente, o envolvimento de todos e a forma pedagógica com que aconteceram as homenagens.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Em clima de Páscoa!



     A EMEF Santo Antônio de Pádua está em clima de Páscoa. O Coelhinho passou pela escola e ornamentou o pátio com muito chocolate, tinta, ovinhos, coelhinhos em floreiras, guirlandas nas portas, cestinhas pelas salas e miniaturas deles mesmos, é claro! Os alunos dos anos iniciais estão construindo os seus ninhos para que o coelhinho traga os doces na próxima semana. Mas realmente empolgados estão os alunos do Nível 6 A e B que estão construindo  grandes ninhos de Páscoa com meleca colorida, jornal e balão. E para enfeitar muita tinta!



Educação e Saúde caminham juntos



    Na semana que passou a fonoaudióloga Gabriela Delazerie a psicóloga Lusiane Lehmen estiveram na Emef Santo Antônio de Pádua conversando com as professoras dos anos iniciais e educação infantil sobre o trabalho que desenvolvem com os alunos. A fonoaudióloga explicou os transtornos de aprendizagem que causam a dislexia, tanto na escrita como na leitura e sugeriram estratégias de trabalho. Num segundo momento conversaram especificamente com as professoras cujos alunos apresentam dificuldade na aprendizagem e são atendidos por elas. Estes encontros devem continuar acontecendo no decorrer do ano nos momentos de planejamento disponibilizado às educadoras conforme vem acontecendo nos últimos anos.