Anos Finais

     

Pesquisa científica desenvolvida na EMEF Santo Antônio de Pádua conquistou 1º lugar na V MOVACI
A EMEF Santo Antônio de Pádua esteve representada na V MOVACI – Mostra Venancio-airense de Cultura e Inovação do IFSUL, ocorrida nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com dois trabalhos de pesquisa científica. “O temido mosquito Aedes Aegypti” desenvolvido pelas alunas Dyenifer Camilly da Silva e Ketlin de Oliveira do 9º ano, orientadas pela professora Alexandra Stein e “A Era das Tecnologias” desenvolvido pelas alunas do 8º ano Diulia Linhar Pedroso e Ana Carolina Bastos Schwartzbach e orientadas pela professora Simone Maria Schwendler.
O projeto de pesquisa “A Era das Tecnologias” conquistou o 1º lugar na categoria Linguagens Códigos e suas tecnologias.
 
RESUMO “A Era das Tecnologias”:
As tecnologias estão presentes em nossa vida e nos trazem muitos benefícios. Por outro lado, pode ter influência negativa quando usadas de forma incorreta. Pensando em contribuir para o uso da tecnologia nas escolas e para o progresso individual, desenvolvemos este trabalho de pesquisa. Tendo por objetivos: incentivar as pessoas a usar corretamente a tecnologia; conhecer as consequências para quem faz seu uso incorreto e sugerir melhorias a partir dos dados coletados.
Realizamos a pesquisa do tema escolhido na internet, verificamos os benefícios, os malefícios e a partir daí elaboramos questões para fazer uma amostragem com alunos dos anos finais da nossa escola e alguns professores. Questionamos sobre o tempo de uso de computadores, tablets, celulares e jogos eletrônicos; a finalidade do uso; o tempo de convívio com a família e horas de sono. Os dados coletados foram analisados e tabulados em gráficos e tabelas. Constatamos em nossa pesquisa que a maioria dos entrevistados, utiliza a internet para jogos e redes sociais. Em proporção aproximada de 3 vezes menor, para pesquisa de assuntos de aula ou de interesse. Os dados coincidem com a opinião dos professores que afirmaram que cerca de 70% dos alunos tem dificuldade para uso de computadores para digitação, construção de gráficos, tabelas ou pesquisa na internet. É notável a necessidade de maior conscientização para uso adequado desses meios que podem trazer tantos benefícios à aprendizagem e amplo acesso às informações.
 
 

  
 
RESUMO ““O temido mosquito Aedes Aegypti”:
 
O presente trabalho pesquisa e analisa a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em nossa sociedade, bem como a transmissão de doenças associadas ao mesmo: Febre Amarela, Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Neste projeto, busca-se sumarizar as discussões sobre o mosquito e a transmissão de suas doenças, defendendo a tese de que a proposta de erradicação do Aedes aegypti, passa inicialmente pela conscientização da população e conhecimento sobre o assunto.
 Palavras-chave:  Mosquito ,proliferação, conscientização, população, doenças
 
 Trabalho desenvolvido na EMEF Santo Antônio de Pádua- Mato Leitão-RS
 Aluna:  Dyenifer Camile da Silva ( dyeni.silva@yahoo.com.br)
 Aluna:  Kétlin Oliveira ( escolasap@gmail.com   )
 Orientadora:  Alexandra Stein ( alestein23@yahoo.com.br)

 
Prevenção contra a gripe
 
Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas e muito frio, vem a gripe que causa muitos transtornos entre todos. Com o intuito de esclarecer dúvidas e prevenir, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, realizou com todas as turmas uma palestra.
            A Equipe do Posto de Saúde, da Vila Santo Antônio, através da enfermeira Bruna Schossler, conversou com todos os alunos sobre os cuidados que devemos ter para prevenir a gripe simples bem como a H1N1. Ela ainda abordou sobre os sintomas da H1N1, que são: febre alta, dor de garganta, tosse seca, dores musculares, dentre outros.
Para concluir, a enfermeira explicou como a gripe é transmitida e por isso em todas ambiente da escola, foi colocado à disposição de todos um recipiente de álcool gel, para higienizar as mãos, que são responsáveis por grande parte das transmissões do vírus da gripe, por estas estarem  em contato com superfícies contaminadas.
A melhor maneira de evitar a gripe é prevenir-se e se ela vir, devemos imediatamente procurar o Posto de Saúde mais próximo. Prevenir ainda é o melhor remédio.
 



 
ANOS ANTERIORES



 A Matemática na Prática
      Os alunos do 6º ano A e B da EMEF Santo Antônio de Pádua, estão colocando a Matemática em prática. Nas aulas da professora Fernanda Kirch os estudantes estão aprendendo as medidas de comprimento e de superfície.
      A professora propôs aos alunos que observassem situações do dia a dia e as relacionassem com o tema proposto. Para a Professora, é muito importante os alunos conseguirem fazer esta relação, pois para ela, eles precisam ver o que está sendo explicado com atividades nas quais tenha oportunidade de visualizar o que está ocorrendo para poder facilitar a aprendizagem.
      Fernanda cita que levou, para a sala de aula, o desafio de os alunos construírem um metro, utilizando barbantes, logo puderam medir os colegas, o comprimento e a largura da sala. Representaram, também, um metro quadrado utilizando régua, jornal, e fita crepe.
      A atividade permitiu que os alunos calculassem quantos metros quadrados tem a sala, o ginásio da escola, entre outras atividades.
      Com estes estudos os alunos puderam perceber que as unidades de medidas de comprimento e de superfície, são necessárias no dia a dia, e é importante conhecê-las para usá-las em situações do cotidiano.


EMEF Santo Antônio de Pádua conhece trabalho
 de Ferreiro
     Estudando a Idade Média, na disciplina de História com o professor Cesar Augusto Reiter, nas turmas do 7º ano A e B, onde uma das profissões que se destacava era o ofício do ferreiro, muito importante para os meios de produção da época.
     Era o ferreiro naquela época, um artesão de maior importância e destaque no meio que vivia. Era ele que fabricava desde a ferradura do cavalo, às inovações tecnológicas do arado, que resultou em um significativo aumento da produção.
     Os alunos foram conhecer a ferraria, localizada em nossa comunidade (Vila Santo Antônio), para analisar como é o oficio de ferreiro, a forma como manipula o ferro no fogo e transforma em objetos de uso para o trabalho, como: enxada, facão, foice, pá de arado entre outros. No entanto, essa profissão que já foi de suma importância, hoje corre risco de extinção devido a concorrência dos produtos acabados na loja.





INTRODUÇÃO A PROJETO DE PESQUISA NA
EMEF SAP


            Devido à necessidade de preparar os alunos do 9º Ano, que ingressarão ao Ensino Médio no próximo ano, para o ensino médio politécnico, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua está oferecendo a Oficina de Introdução a Projetos de Pesquisa.
            Esta Oficina tem o intuito de incentivar o aluno à pesquisa, a conhecer as Normas Técnicas de Trabalhos Científicos e a propiciar o desenvolvimento dos mesmos, assegurando a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A mesma é desenvolvida pela Professora Cátia Roberta Vogt da Rosa e acontecerá de março a dezembro, nas terças-feiras, quinzenalmente, das 12:45 às 15:15 horas, totalizando um curso de 40 horas.
            Durante o decorrer da Oficina serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: Definição de Metodologia Científica, Passos para elaboração de um Projeto de Pesquisa, Normas da ABNT, Dicas e normas de Pesquisa na internet, Elaboração de um Projeto de Pesquisa do interesse do aluno, Criação de Slides para apresentação do Projeto, Preparação de um Seminário interno para Apresentação dos Projetos, Criação de um Blog com os Projetos de Pesquisa, assim como a Oficina apóia outras disciplinas na realização de pesquisas e trabalhos.
            Inclusive um dos Projetos realizados na Oficina foi apresentado pelas alunas Amanda Vieira Casimiro e Daiane Caroline Heinen no Encontro do projeto Verde é Vida em Boqueirão. Este trabalho teve a orientação das Professoras Cátia Roberta Vogt da Rosa e Simone Maria Schwendler.  A pesquisa entitulada “Animais em extinção do Rio Grande do Sul” ficou entre as 4 selecionadas para a 2° etapa da Mostra Científica que ocorrerá no mês de outubro. Na ocasião será selecionado um trabalho para ser apresentado durante a Expoagro – Afubra 2014 na Mostra Sul – brasileira.

 

 "Saída de campo: uma aula de Arqueologia."
 
      O professor Cesar Augusto Reiter realizou uma saída de campo com os alunos do 6º ano A e B, com o objetivo de investigar a possível presença de índios em nosso município, sendo esses os descendentes próximos do homem primitivo que ocupou a América há mais de 30 mil anos atrás. Para relatar este momento, segue o texto da aluna Eduarda l. de Oliveira do 6º ano A.
     Fomos para Arroio Bonito, visitar um lugar habitado por índios, povos que vieram para a América há uns 30 000 anos atrás. Mas para Arroio Bonito não é possível afirmar.
     Lá encontramos pedaços de cerâmica e alguns restos de carvão. Os índios escolheram morar lá, pois aquele lugar é um morro, uma região muito alta, por isso o vento bate lá já mais fraco, e como eles não tinham roupa, não sentiam tanto frio e, além disso, o sol da manhã chegava lá já bastante quente.
     O lugar também era muito bom, pois não caía geada e suas frutas não estragavam, e eles comiam: frutas, raízes, caçavam e pescavam na sanga, os exemplos de alimentos são: bergamota, laranja, goiaba, butiá, coquinho, acerola, pitanga, aipim, batata, lebre, gambá, passarinhos, mão-pelada, tatu, capivara, ouriço, lagarto e vários tipos de peixes.
     Hoje em dia estas terras são propriedade de uma professora de minha escola, a professora Mirna H. Becker.
     Além disso para caçar estes animais eles certamente usavam ferramentas feitas de ossos pontudos entre outros e para fazer o fogo eles usavam a madeira.


Maria da Penha é estudada

            No mês de março é comemorado o “Dia Internacional da Mulher”. Por isso durante esse mês o 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, com a professora Janine da Costa na disciplina de Língua Portuguesa realizou estudos sobre esse assunto. Além de trabalharem a música “Maria, Maria” e assistirem o documentário “Filhas do Silêncio”, os alunos realizaram um estudo da LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 (Lei Maria da Penha).
           Os alunos divididos em grupos pesquisaram e analisaram essa lei que hoje protege e auxilia as mulheres em situações de risco, bem como avaliaram sua importância histórica para o combate à exploração da mulher no Brasil.
          Para concluir os trabalhos os alunos discutiram, apresentaram e confeccionaram cartazes que foram expostos na escola a fim de mostrar a todos a importância dessa Lei.
            Conforme a professora Janine da Costa, “o que me deixou mais impressionada foram os relatos dos alunos, dos quais muitos não a conheciam, não sabiam que essa  Lei era tão rígida e também relatos sobre mulheres que já tinham sido vítimas de violência”.

2 comentários:

  1. EU GOSTEI MUITO DESSES PROJETOS AGORA QUE VOCES JA SABEM COMO È QUE OS PROJETOS SÃO, VOCES PODEM SABER COMO È O NOSSO PROJETO. AUTOR ÈRICK FELIPE FAGUNDES FIM.

    ResponderExcluir
  2. Somos a Samantha e a Fernanda as alunas do 3 ano B e gostamos muito deste blogspot.

    ResponderExcluir