Educação Infantil



 
2016
 
Educação Infantil da EMEF SAP no Projeto Civitas
 
          No sábado, dia 19 de novembro de 2016, ocorreu o Seminário do Projeto Civitas - UFRGS, que envolveu os profissionais que atuam com a Educação Infantil do município. As professoras das turmas da Educação Infantil Nível 5 e 6 da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua também participaram da formação durante todo o ano de 2016. Os encontros para estudo e trocas de experiências aconteceram na EMEI Vó Olga durante o ano e a culminância foi o Seminário na Câmara de Vereadores.

         As professoras Tainara de Macedo, Ivani Coutinho, Losângela Treib e Luana Klafke desenvolveram projetos em cada turma, baseadas no Projeto da Escola “Eu, Família, Escola, Comunidade, Mundo: juntos somos mais”.

         A partir dessa temática as professoras relataram as vivências, os novos conhecimentos unindo descobertas com grandes aprendizados que os pequenos adquirem ao entrar na escola.

         Através dos projetos “Pitchulímpico” e “Viajando com o amigo Matlei” as professoras uniram criatividade, ludicidade e conhecimento para impulsionar o processo da aprendizagem dos alunos que na Educação Infantil precisam se permitir viver intensamente o brincar e o vivenciar.
 
Anos Anteriores

Movimentando Espaços com as Tartarugas Marinhas
 
       O nível 6 B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, embarcou em uma aventura, acompanhados de suas professoras Andréia M. Grodt e Simone Silberschlag, onde fizeram um estudo sobre as tartarugas marinhas que existem no Brasil.
     Foram muitas pesquisas e conversas sobre o assunto, mas enfim, descobrimos que no Brasil existem 5 espécies e que todas estão ameaçadas de extinção. Como culminância, fizemos tartarugas de concreto que estão expostas no jardim da Escola. Quem quiser conferir esta obra, pode visitar nossa escola, ou acessar o site do Tamar.
      O projeto Tamar foi criado em 1980, para proteger de extinção as 5 espécies de tartarugas que utilizam o litoral Brasileiro, para se alimentar e se reproduzir. Para maiores informações sobre o Projeto TAMAR, é só acessar o site: www.tamar.com.br. Você também pode se encantar!

       

EMEF Santo Antônio de Pádua - Língua Inglesa, novos conhecimentos
 
     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua conta com oficinas de diferentes áreas do conhecimento, atendendo assim a necessidade de conhecimentos diversos. Uma destas oficinas que acontece semanalmente na escola, no horário da aula, é de Língua Inglesa, estas acontecem com as turmas de alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano dos anos iniciais, sendo a professora desta oficina, a professora Simone Maggioni.
     Vale ressaltar que não há um pensamento em “fluência” ou “treino” em Língua Inglesa, mas de aprender a conviver com uma outra língua, ter uma experiência bilíngüe desde os 4 ou 5 anos de idade, já que muitos também convivem com mídias que trazem esta língua para dentro de casa, seja em filmes, desenhos animados, propagandas de produtos, torna-se importante também saber que no mundo existem várias línguas e que países diferentes podem ter a mesma língua e que estas podem ser várias...
     As oficinas acontecem de forma lúdica, com jogos, música, hora do conto, brincadeiras, atividades no caderno, filmes, atividades que envolvam eventuais usos (rótulos, palavras em roupas, jogos informatizados).
     Iniciaram no ano de 2012 e já podemos estabelecer algumas reflexões interessantes: os alunos exploram muito da Língua Materna quando interagem com outra língua, seja fazendo relações, traduzindo, escrevendo, desenhando. Também acontece o interesse em conhecer além, em saber o que mais é possível, são muitas as intervenções feitas por uma criança que tem acesso a mais de uma língua na sua rotina semanal.
     “Hoje trazemos uma atividade realizada com as turmas da Educação Infantil, que após uma música e coreografia da canção “Olá, como vai?”, ouviram a pronúncia dos pronomes “eu” e “você” (I and You) e depois desenharam as suas duplas da música, repetiram as palavras algumas vezes e brincaram de “I and You” por um bom momento na sala de aula. Há alegria, interesse e descontração, além de muito aprendizado!”
 
 
 
 
Estudando a galinha
 

O Nível 6 B da EMEF Santo Antônio de Pádua, sob coordenação das professoras Andréia e Simone estão desenvolvendo um projeto sobre as Galinhas. Descobriram muitas curiosidades sobre elas! Tem bico bem duro, precisam de muito calor ao nascer, crescem rápido, tem penas... Construíram um cartaz com todas estas informações e estudaram a parlenda: “A galinha do vizinho bota ovos: bota um, bota dois, bota três, bota quatro, bota cinco, bota seis, bota sete, bota oito, bota nove e bota dez.” Apresentaram tudo isto aos demais alunos da escola na hora cívica do dia 30 de abril, além de cantarem a música “Pra entrar na casa do Zé”.



 
 
Em clima de Páscoa
       Os alunos do Nível 6B da EMEF Santo Antônio de Pádua, com as professoras Simone Silberschlag e Andréia Grodt chegaram na escola este ano com muitas expectativas, felizes e ansiosos. Logo conheceram o seu ambiente e fizeram amigos. Algumas semanas depois receberam uma visita inusitada e camuflada, pois viram somente as patinhas e alguns ovos de chocolate espalhados pela sala. Foi o suficiente para a alegria de todos: O coelho da Páscoa está por aí! Pesquisaram sobre coelhos e lebres, para conhecer as características e diferenças de cada um. Fizeram um bolo de chocolate e muita “arte”! Até uma receita de massa de modelar fizeram para fabricar ovos. E para completar a alegria de todos ainda receberam a visita do coelho da páscoa com muitos ninhos!
 

 

Músicas no Nível 6 A

     O Nível 6 A da EMEF Santo Antônio de Pádua possui em sua proposta pedagógica o desenvolvimento da linguagem musical e do jogo simbólico. O projeto de música “1,2,3 vamos contar outra vez!” foi desenvolvido com êxito no início  do ano letivo pelas pedagogas Loiva Bick e Rejane Scheibler que acreditam que a música bem trabalhada na infância ajuda a criança a desenvolver várias noções percebendo de forma mais sensível o mundo que está ao seu redor. Vários objetivos foram atingidos, a inserção da criança no espaço escolar aconteceu onde os conflitos emocionais foram amenizados com o desenvolvimento de várias atividades envolvendo a música.
  As mais variadas expressões começaram a se manifestar, a linguagem musical contextualizou com todas as demais áreas do conhecimento. As crianças operaram o processo do faz-de-conta através dos instrumentos confeccionados pela própria turma. Além da aprendizagem de várias letras musicais, trabalharam o ritmo, onde a riqueza musical também teve uma imensa expressão plástica e sinestésica, acontecendo várias releituras das letras das músicas trabalhadas.
    O projeto ainda se desenvolve na turma com o objetivo de melhorar a expressão oral, exercitando a fala e consequentemente melhorando a pronúncia das palavras mencionadas pelas crianças. 






 









Nenhum comentário:

Postar um comentário