Abertura da Semana da Pátria na EMEF Santo Antônio de Pádua
Na última
sexta-feira, no dia 02 de setembro a Comunidade Escolar da EMEF Santo Antônio
de Pádua realizou a Abertura da Semana da Pátria, oportunidade essa em que a
Escola recebeu o Fogo Simbólico, o qual simboliza o nosso patriotismo e
civismo.
Foi realizada
uma Hora Cívica, onde a turma do 5º Ano, com a professora Bianca Toillier da
Silva fizeram uma bela homenagem a Pátria. Através da música “Alma e Coração”,
eles confeccionaram um mapa do Brasil abordando aspectos negativos, mas que
foram substituídos por valores e realizações que trazem felicidade e harmonia
entre todos. Ainda a turma do 1º Ano encenou a história do surgimento do Fogo
Simbólico, que tem um significado muito importante para todos que cultivam os
valores patrióticos.
O objetivo dessa
homenagem foi mostrar que se cada um fizer bem a sua parte, o Brasil se tornará
a cada dia a verdadeira Pátria onde todos consigam realizar os seus
sonhos.
Turma do 5º Ano
Turma do 1º Ano
Preparativos para a Feira do Livro na EMEF SAP
Os alunos do 2º Ano da EMEF Santo
Antônio de Pádua, coordenados pela professora Susana Bogorni e pela monitora
Vanessa Weber, trabalharam as obras da escritora Leia Cassol, com o intuito de
inseri-los no mundo imaginativo da escritora. Dessa forma a turma intensificou
as atividades sobre o livro “Chapeuzinho Vermelho”, a primeira obra que a escritora
Leia Ganhou na infância, sendo que este livro a marcou tanto que o reeditou numa
outra versão.
A partir da leitura, fez-se desenhos,
dobraduras dos personagens: o Lobo e a Chapeuzinho, além da reescrita do texto
levando em consideração a temática meio ambiente sobre a devastação de grande
parte das florestas no Brasil, um dos cenários no qual acontece o enredo da
história. A seguir a reescrita de um dos textos, elaborado pela aluna Thaís
Scheibler Macedo, com o título:
(Arquivo da internet
para produzir o texto)
Era uma vez uma garotinha chamada Chapeuzinho
Vermelho. Um dia sua mãe disse para Chapeuzinho Vermelho ir a casa da sua avó.
Ela chegou à floresta e se assustou por causa que as árvores estavam sumindo e
ela ficou triste com as árvores.
De repente ela viu fadas mágicas que fizeram as
árvores crescerem e ela conseguiu caminhar. Enfim chegou a casa da vovó.
Elas comeram os bolinhos que Chapeuzinho Vermelho
trouxe e viveram felizes para sempre.
(Autora: Thaís Scheibler Macedo)
Preparativos
para a XIII Feira Municipal do Livro
Os alunos da EMEF Santo Antônio
Pádua envolveram-se e estavam entusiasmados com as leituras que realizaram das
obras dos autores presentes na XIII Feira Municipal do Livro de Mato Leitão, com os autores Leia Cassol e Caio Ritter.
Neste sentido as turmas do
5º Ano A e B focaram sua criatividade e atenção no livro “Imaginação” da autora
Léia Cassol e Lúcio Alves. As professoras Bianca Toillier e Letícia Heinen, juntamente com as monitoras
Jéssica Campos e Ana Paula Janisch desafiaram os alunos a realizarem diversas experiências e vivências das
provocações que a história do livro traz. Nesta perspectiva confeccionaram o
brinquedo, estudaram sobre os processos químicos e fizeram bolhas de sabão
gigantes!
ANOS ANTERIORES
"Bichinhos de Jardim"
A turma do 3º ano está trabalhando o projeto "Bichinhos de Jardim". Os alunos construíram um quadro cognitivo para saber o que já sabem sobre os bichinhos, o que querem saber e como fazer para descobrir o que ainda não sabem.
O
QUE SABEMOS?
§ Quase
todos os insetos tem 6 patas.
§ Quase
todos vivem no jardim.
§ Alguns
comem folhas.
§ As
formigas trabalham para guardar comida.
§ Tem
borboletas de uma cor só e tem borboletas coloridas.
§ As
aranhas fazem teia.
§ As
joaninhas podem ser verdes, amarelas ou vermelhas e tem bolinhas pretas.
§ Tem
abelhas e borboletas que sugam o néctar da flor.
§ Primeiro
a borboleta é uma lagarta.
§ As
borboletas formam um casulo.
§ Quase
todos os insetos tem asas, tem uns que voam.
O QUE QUEREMOS SABER?
§ Onde
o gafanhoto vive com a família.
§ Quanto
tempo leva pra borboleta sair do casulo. Seis meses?
§ Como
é dentro do casulo da borboleta.
§ Onde
as formigas guardam a comida.
§ Como
a aranha faz sua teia.
§ Como
é a casinha das abelhas por dentro.
§ Como
as abelhas fazem o mel.
§ Como
é a casa das formigas por dentro.
§ Onde
a joaninha mora.
§ Como
o caracol entra no seu casco.
§ Como
as formigas ardideiras picam e colocam o veneno.
§ Como
a minhoca consegue respirar embaixo da terra.
§ Como
a formiga carrega as coisas.
§ Como
as abelhas carregam o mel.
§ Porque
o piolho dá coceira na gente.
§ Como
as formigas trabalham dia e noite sem dormir nem um pouquinho.
§ Como
os insetos pulam se não tem ossos.
COMO VAMOS FAZER PARA DESCOBRIR?
§ Pesquisa
na internet.
§ Perguntar
pra alguém que sabe sobre insetos.
§ Observar
os insetos fazendo as coisas.
§ Olhar
com a lupa.
§ Pesquisar
nos livros e dicionários.
Criação do jardim de insetos na sala de aula

_______________________________
Atividades realizadas pelos Anos Iniciais 2013
Mesas para hora do lanche
Os alunos do 2º ano B da EMEF Santo Antônio de Pádua, juntamente com a estagiária Fernanda Thaís Konrad, desenvolveram um projeto para a hora do lanche. Contaram com o apoio dos familiares da estagiária e dos funcionários do educandário, que colocaram as mesas e bancos em um espaço localizado na frente da sala de aula da turma.
Para os alunos ficou a tarefa de pintarem as mesas, o que foi feito com muita criatividade, e ao mesmo tempo foi momento de muita diversão.
Este projeto foi elaborado juntamente com a equipe diretiva da instituição, e faz parte das práticas desenvolvidas durante o estágio profissional do Curso Normal.
Para os alunos ficou a tarefa de pintarem as mesas, o que foi feito com muita criatividade, e ao mesmo tempo foi momento de muita diversão.
Este projeto foi elaborado juntamente com a equipe diretiva da instituição, e faz parte das práticas desenvolvidas durante o estágio profissional do Curso Normal.
RETALHOS VIRAM UM "TAPETE MÁGICO"
A partir da doação de retalhos pela empresa Móveis Göttems, a Vereadora Clair B. S. Konrad confeccionou um tapete que foi doado para a turma do 2º ano, das professoras Bárbara Letícia da Luz, Maira Cristine Stöhr, Jéssica Priscila Campos da Silva e estagiária Fernanda Thaís Konrad, da EMEF Santo Antônio de Pádua.
O objetivo de incentivar momentos de leitura , hora do conto, momentos de brincadeira e de lazer para as crianças. As mesmas, ao receberem o presente, ficaram muito felizes e logo o aproveitaram em um momento de hora do conto, com a história "Quem vai ficar com o pêssego?".
Com certeza o "tapete mágico" participará de grandes aventuras com as crianças, que através da leitura conhecem vários lugares diferentes sem sair do lugar.
O objetivo de incentivar momentos de leitura , hora do conto, momentos de brincadeira e de lazer para as crianças. As mesmas, ao receberem o presente, ficaram muito felizes e logo o aproveitaram em um momento de hora do conto, com a história "Quem vai ficar com o pêssego?".
Com certeza o "tapete mágico" participará de grandes aventuras com as crianças, que através da leitura conhecem vários lugares diferentes sem sair do lugar.
Conhecendo o Mundo Através da Leitura de Livros e Obras de Artistas Plásticos
No período de 21 a 31 de outubro, as estagiárias da UNIVATES: Jaqueline
Corrêa Chagas, Lúcia Maria Puhl e Soraia Steinhofel, supervisionadas
pela professora Elisete Mallmann estão ministrando um trabalho com a
turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio
de Pádua, que tem como titular a professora Susana Bogorny.
Durante esses dias, enfatizaram temas relacionados à natureza. Para
tanto leram a história “Os bolsos do Mundo” de Fabiana Tasca Perin. Em
seguida os alunos foram desafiados a fazerem a releitura escrita da
história, na qual escreveram o que caberia no bolso de cada um. Cito um
trecho escrito pela aluna Diulia Linhar Pedroso: “No meu bolso eu
guardaria minha família, meus bichinhos de estimação, meus brinquedos,
como minha bicicleta e meu play. Guardaria também algo, que não podemos
esquecer: a Felicidade.”
Após, os alunos foram instigados a pensarem o que ninguém queria guardar
em seus bolsos. Continuando os trabalhos, foi assistido um
documentário: “A Arte do lixo” de Vicente José de Oliveira Munis,
Artista Plástico Brasileiro. Suas obras são feitas normalmente de coisas
que nem se imagina, como lixo reciclável.
A partir das conversações feitas após o filme, foi solicitado aos
alunos, que trouxessem materiais recicláveis para a construção
individual de uma obra de arte.
Em outro momento, esses materiais arrecadados foram disponibilizados para a construção individual de uma obra artística.
Acredita-se que este tipo de reflexão sobre as ações maléficas da
humanidade contra o Planeta, faz o aluno repensar sobre a relação que
estabelece com o meio em que vive. Francis Bacon, filósofo inglês,
afirma: “Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecê-la.”
Augusto Curi também defende a ideia que: “Ser autor da nossa própria história é o nosso mais solene direito e o nosso mais importante desafio.”
Augusto Curi também defende a ideia que: “Ser autor da nossa própria história é o nosso mais solene direito e o nosso mais importante desafio.”
Garrafa misteriosa leva alunos a conhecer novas culturas
Dentro do projeto “Caça aos Tesouros” as turmas do 3° ANO A e B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, coordenadas pelas educadoras: Bianca Campos da Silva, Bianca Toillier da Silva, Simone E. Silberschlag e Luana Konrad estão viajando pelo mundo para conhecer as diferentes culturas e vivências de outros povos.
Tudo começou quando as crianças encontraram no pátio da escola uma garrafa com um mapa misterioso. Com isso novas possibilidades de aprendizagem foram surgindo. As crianças acreditam que os donos desse mapa misterioso são os piratas e continuam a comunicação escrevendo cartas. Descobriram que eles estão numa viagem pelo Quênia. Uma das atividades envolveu a história: ”As panquecas de Mama Panya”, onde as turmas conheceram as cores, explorando diferentes superfícies para colorir, como o tecido, também viram dialetos e uma comida típica no Quênia, a panqueca.
Agora o pirata nos deu pistas que está no Brasil, e nós devemos conhecer a cultura de nosso país para que possamos ajudá-lo. As crianças estão empolgadas com os conhecimentos que envolvem nosso país. “Há muita alegria ao imaginar as aventuras que o pirata vem proporcionando as turmas, além de curiosidades, há muito aprendizado onde com os conhecimentos de diferentes culturas é possível possibilitar o estudo do meio favorecendo uma participação ativa do aluno na elaboração de seus conhecimentos!”
Tudo começou quando as crianças encontraram no pátio da escola uma garrafa com um mapa misterioso. Com isso novas possibilidades de aprendizagem foram surgindo. As crianças acreditam que os donos desse mapa misterioso são os piratas e continuam a comunicação escrevendo cartas. Descobriram que eles estão numa viagem pelo Quênia. Uma das atividades envolveu a história: ”As panquecas de Mama Panya”, onde as turmas conheceram as cores, explorando diferentes superfícies para colorir, como o tecido, também viram dialetos e uma comida típica no Quênia, a panqueca.
Agora o pirata nos deu pistas que está no Brasil, e nós devemos conhecer a cultura de nosso país para que possamos ajudá-lo. As crianças estão empolgadas com os conhecimentos que envolvem nosso país. “Há muita alegria ao imaginar as aventuras que o pirata vem proporcionando as turmas, além de curiosidades, há muito aprendizado onde com os conhecimentos de diferentes culturas é possível possibilitar o estudo do meio favorecendo uma participação ativa do aluno na elaboração de seus conhecimentos!”
EMEF Santo Antônio de Pádua recebe visita da África (Parte 3)
O 2º ano A teve a oportunidade de contar com a presença da africana Cacilda Nhanisse à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santo Antônio de Pádua.
Na ocasião, ela falou que está cursando doutorado na UFRGS e sentia muita saudade de sua terra, pois mora em Maputo.
Após a conversação, os alunos foram desafiados a registrarem em seu caderno sobre o que ela relatou. Aqui vão alguns dos registros de alguns alunos: “As escolas em Maputo são embaixo das árvores e outras são de palha, tijolos, na qual nem todos têm cadeiras para sentar, por isso, os alunos sentam no chão. Os alunos não ganham merenda, não tem pracinha para brincar e é obrigado a usar uniforme.
A visitante mostrou fotos dos animais e do lugar onde vivem. Trouxe dois panos, parecidos com os nossos lenços que nos protegem do frio na região da garganta. Lá, esses panos são usados como saia e o tecido é bem mais rude dos que nós usamos como mantas. Os filhos são carregados nas costas, presos a um pano parecido com o que usam como saia,” Cada parte deste relato, tem a contribuição dos alunos.
Após, as professoras Mirna H. Becker e Susana I. Bogorny fizeram vários questionamentos comparando as duas realidades: Maputo e a EMEF Santo Antônio de Pádua. Reconheceram que aqui, na escola, possuem mais recursos didáticos, humanos e alimentícios, pois os alunos do turno integral ganham cinco refeições diárias e são assistidos por uma nutricionista.
Na ocasião, ela falou que está cursando doutorado na UFRGS e sentia muita saudade de sua terra, pois mora em Maputo.
Após a conversação, os alunos foram desafiados a registrarem em seu caderno sobre o que ela relatou. Aqui vão alguns dos registros de alguns alunos: “As escolas em Maputo são embaixo das árvores e outras são de palha, tijolos, na qual nem todos têm cadeiras para sentar, por isso, os alunos sentam no chão. Os alunos não ganham merenda, não tem pracinha para brincar e é obrigado a usar uniforme.
A visitante mostrou fotos dos animais e do lugar onde vivem. Trouxe dois panos, parecidos com os nossos lenços que nos protegem do frio na região da garganta. Lá, esses panos são usados como saia e o tecido é bem mais rude dos que nós usamos como mantas. Os filhos são carregados nas costas, presos a um pano parecido com o que usam como saia,” Cada parte deste relato, tem a contribuição dos alunos.
Após, as professoras Mirna H. Becker e Susana I. Bogorny fizeram vários questionamentos comparando as duas realidades: Maputo e a EMEF Santo Antônio de Pádua. Reconheceram que aqui, na escola, possuem mais recursos didáticos, humanos e alimentícios, pois os alunos do turno integral ganham cinco refeições diárias e são assistidos por uma nutricionista.
EMEF Santo Antônio de Pádua recebe visita da África (Parte 2)
Continuando os relatos da visita da africana Cacilda R. Nhanisse à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, temos a seguir o texto do 2º ano B das professoras Bárbara L. da Luz, Fernanda Konrad e Jéssica P. C. da Silva: A turma do 2º ano B ficou muito feliz com a visita da africana Cacilda. Ela visitou a escola no dia 15 de agosto e tirou muitas dúvidas sobre a África.
Após a palestra os alunos fizeram um relatório com desenhos. Segue abaixo os relatos:
“Ela mora em Maputo.”
“A moeda de lá é Novo Metical e custa menos de 1 centavo.”
“Algumas escolas de lá são debaixo das árvores, outras em salas sem cadeiras e outras em salas sem cadeiras e outras como as nossas.”
”Nas salas de aula tem uns 80 alunos.”
“As mulheres carregam os filhos nas costas, amarrados com a capulana.”
“A língua de lá é português e macuá.”
Após a palestra os alunos fizeram um relatório com desenhos. Segue abaixo os relatos:
“Ela mora em Maputo.”
“A moeda de lá é Novo Metical e custa menos de 1 centavo.”
“Algumas escolas de lá são debaixo das árvores, outras em salas sem cadeiras e outras em salas sem cadeiras e outras como as nossas.”
”Nas salas de aula tem uns 80 alunos.”
“As mulheres carregam os filhos nas costas, amarrados com a capulana.”
“A língua de lá é português e macuá.”
EMEF Santo Antônio de Pádua - ÁGUA
A água também está em constante movimento!
Dando sequência ao Projeto e movimentando aprendizagens, a turma do 4º ano da EMEF Santo Antônio de Pádua, juntamente com a professora Chalimar da Rosa, desenvolveram atividades referentes a ÁGUA, nosso bem tão precioso.
Dentre os mais belos trabalhos realizados, a turma construiu um grande painel para representar o Ciclo da Água no meio ambiente, mostrando os diferentes movimentos que realiza, desde a sua evaporação, onde o maior responsável é o calor do sol ao aquecer rios, mares e lagoas até seu retorno para as superfícies, podendo acontecer na forma de chuva, granizo ou neve.
Outra atividade, foi a construção de terrários, onde a turma pode observar mais claramente como ocorre este ciclo. Em garrafas PET, cada aluno construiu seu micro ambiente (terrário), analisando durante alguns dias como o Ciclo da Água acontece com plantas e diferentes tipos de solo no meio ambiente.
Dando sequência ao estudo da água, a turma do 4º ano preparou uma bonita e inteligente apresentação. A partir de uma música bem atual, a turma construiu uma paródia, deixando a todos uma bonita mensagem de movimento, preservação e conscientização sobre este bem tão valioso que ainda temos: a ÁGUA!
Dando sequência ao Projeto e movimentando aprendizagens, a turma do 4º ano da EMEF Santo Antônio de Pádua, juntamente com a professora Chalimar da Rosa, desenvolveram atividades referentes a ÁGUA, nosso bem tão precioso.
Dentre os mais belos trabalhos realizados, a turma construiu um grande painel para representar o Ciclo da Água no meio ambiente, mostrando os diferentes movimentos que realiza, desde a sua evaporação, onde o maior responsável é o calor do sol ao aquecer rios, mares e lagoas até seu retorno para as superfícies, podendo acontecer na forma de chuva, granizo ou neve.
Outra atividade, foi a construção de terrários, onde a turma pode observar mais claramente como ocorre este ciclo. Em garrafas PET, cada aluno construiu seu micro ambiente (terrário), analisando durante alguns dias como o Ciclo da Água acontece com plantas e diferentes tipos de solo no meio ambiente.
Dando sequência ao estudo da água, a turma do 4º ano preparou uma bonita e inteligente apresentação. A partir de uma música bem atual, a turma construiu uma paródia, deixando a todos uma bonita mensagem de movimento, preservação e conscientização sobre este bem tão valioso que ainda temos: a ÁGUA!
Letra da música: Show das Águas
Prepara que água evapora
Pro céu ela vai embora
E descem e sobem
E nunca se enrolam
Expulsam suas gotas, que logo se espalham quando caem...
Prepara!
Que agora é verdade, a agua é um bem.
Tão precioso que já está acabando eu sei
Tem coisas que já podemos fazer
Quem sabe todos juntos eu e você? Vai!
Feche a torneira você está gastando
Até quando você vai teimando
O seu banho está demorando
Feche já este chuveiro,
Você não tem o dia inteiro! (repete o início)
Água potável está acabando
Aquela que todos nós precisamos
O 4º ano está se preocupando
Faça você também sua parte
Isto tudo também é arte! Prepara!
Prepara que água evapora
Pro céu ela vai embora
E descem e sobem
E nunca se enrolam
Expulsam suas gotas, que logo se espalham quando caem...
Prepara!
Que agora é verdade, a agua é um bem.
Tão precioso que já está acabando eu sei
Tem coisas que já podemos fazer
Quem sabe todos juntos eu e você? Vai!
Feche a torneira você está gastando
Até quando você vai teimando
O seu banho está demorando
Feche já este chuveiro,
Você não tem o dia inteiro! (repete o início)
Água potável está acabando
Aquela que todos nós precisamos
O 4º ano está se preocupando
Faça você também sua parte
Isto tudo também é arte! Prepara!
EMEF Santo Antônio de Pádua recebe visita da África(Parte 1)
No dia 15 de agosto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua recebeu a visita de Cacilda R. Nhanisse, natural de Maputo, capital de Moçambique. Ela está no país fazendo mestrado em educação na UFRGS, e já conhecia nosso município através do projeto CIVITAS.
Cacilda conversou com os alunos da educação infantil e dos anos inicias sobre sua terra natal, a África. Faremos uma série de reportagens sobre esta visita, usando relatos dos alunos, para iniciar temos o texto do 1º ano A: Os alunos do primeiro ano, escreveram sobre a visita da Professora Cacilda que está estudando no Brasil, e veio de Moçambique. A escrita foi feita com a ajuda das professoras Nelsione Beatris Gregory e Letícia Heinen, como escriba, ou seja, escreve-se de acordo com que os alunos falam, e se organiza em forma de texto. Os alunos relataram que : Quinta feira à tarde(15 de agosto), o quarto ano veio na nossa sala, para conversar com a professora Cacilda, e olhamos os vídeos de dança da África. Ela contou que as escolas em Moçambique são embaixo das árvores. Também mostrou no mapa que mora longe dos pigmeus e ensinou usar um lenço na cabeça e cintura. Ela veio de avião do país onde ela mora! Com esse relato dos alunos, percebe-se que foi um momento muito rico, pois ela tirou dúvidas importantes que os alunos tinham, como a localização do povo Pigmeu, o qual se estudou recentemente. Também elucidou, a noção de grandeza do continente africano, o qual é imenso e possui vários países, e como curiosidade, alguns com o idioma português, incluindo, o país que Cacilda veio, que é Moçambique. A dança deixou os alunos entusiasmados e perceberam que a África, é um país com várias culturas, e não apenas o que a maioria da população imagina, que é de selva e de animais! |
As turmas do
3° ANO A e B, coordenadas pelas educadoras Bianca Campos da Silva, Bianca
Toillier da Silva, Simone E. Silbershalag e Luana Konrad, dentro do projeto :
“Cada um mora onde pode”, possibilitaram aos
educandos o contato com a matéria prima para a construção da casa do
João de barro, o barro.
Aprenderam como se faz argila, e poderam ter o
contato direto com a matéria prima utilizada pelo pássaro arquiteto.
Crianças do 3° ANO A e B mexendo com o barro, matéria prima para a
construção da casa do João de barro
![]() |
LEITURA
Dentro do projeto geral da
escola sobre leitura, as turmas do 3° ANO A e B, coordenadas pelas educadoras:
Bianca Campos da Silva, Bianca Toillier da Silva, Simone E. Silbershalag e
Luana Konrad, estão fazendo bonito.
Sendo que ler, é um prazer, amplia nosso vocabulário e nos dá
conhecimento. A importância de um projeto sobre leitura vem destes fundamentos:
enriquecer o vocabulário, abastecer de conhecimento e viajar no mundo da
imaginação das crianças.
O ensino da leitura e, particularmente, a importância da
literatura na formação do educando nas séries iniciais, tem uma função
primordial, pois o ato de ler é bem mais que a definição da palavra
propriamente dita, é entender, é interpretar, é debater, é comparar, é
influenciar e ser influenciado, é propagar e é sentir o que o escritor tenta,
através da escrita, demonstrar o que quer o que sabe o que pensa o que imagina.
Viajando para a África
Dando continuidade ao projeto “Viajando para a África”, as professoras Bárbara Letícia da Luz, Mirna Hinterholz Becker e a professora estagiária Fernanda Konrad juntamente com os alunos do 2º ano A e B estão preparando as malas e organizando os últimos detalhes para a viagem, como guia turística...
Nesta última terça-feira, olharam um vídeo exibido no Globo Repórter de sexta-feira (02/08), que foi gentilmente gravado pela professora Cátia R. Vogt da Rosa. O vídeo mostrou a vida dos animais, a precariedade na saúde, por isto uma relação muito forte da população com os curandeiros e plantas medicinais.
Nesta última terça-feira, olharam um vídeo exibido no Globo Repórter de sexta-feira (02/08), que foi gentilmente gravado pela professora Cátia R. Vogt da Rosa. O vídeo mostrou a vida dos animais, a precariedade na saúde, por isto uma relação muito forte da população com os curandeiros e plantas medicinais.
Livro Pigmeus: os defensores da Floresta, inspiram alunos da Escola Santo Antônio de Pádua
Os alunos do 1° ano A e 1° ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua estiveram no dia 2 de julho, conhecendo o estabelecimento do Correio do Município de Mato Leitão, buscando informações sobre o funcionamento de um correio e de como é o processo de envio e recebimento de cartas, entre outros serviços prestados pela Agência.
Acompanhados pelas professoras Letícia, Marciane e Nelsione, os alunos enviaram uma correspondência feita pelos alunos para o personagem Dingongo do Livro PIGMEUS OS DEFENSORES DA FLORESTA. Este é um dos livros do acervo enviado pelo Mec e que faz parte do programa que as professoras participam, chamado, Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.
Esta carta faz parte do projeto no qual o filme Madagascar serviu de inspiração para pesquisa e conhecimento sobre outras culturas. No momento os alunos estão estudando sobre os pigmeus, uma tribo que vive nas florestas do continente africano.
Acompanhados pelas professoras Letícia, Marciane e Nelsione, os alunos enviaram uma correspondência feita pelos alunos para o personagem Dingongo do Livro PIGMEUS OS DEFENSORES DA FLORESTA. Este é um dos livros do acervo enviado pelo Mec e que faz parte do programa que as professoras participam, chamado, Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.
Esta carta faz parte do projeto no qual o filme Madagascar serviu de inspiração para pesquisa e conhecimento sobre outras culturas. No momento os alunos estão estudando sobre os pigmeus, uma tribo que vive nas florestas do continente africano.
Escola Santo Antônio de Pádua MOVIMENTANDO O MUNICÍPIO...
A turma do 4º ano da EMEF Santo Antônio de Pádua, juntamente com a professora Chalimar da Rosa retornam com mais uma notícia referente ao projeto “Quem movimenta o seu Município faz a diferença”. Hoje a turma quer mostrar um pouco sobre o passeio que fizeram à zona urbana do nosso Município.
Primeiramente realizaram uma visita até a Agência dos Correios, onde puderam conhecer e aprender sobre o processo de mandar e receber cartas e outros tipos correspondências. Neste mesmo dia a turma enviou uma carta para uma escola do município vizinho de Venâncio Aires, mais precisamente a uma turma de 4º ano, para que neste próximo trimestre possam trocar experiências e aprendizagens referentes aos seus municípios.
Após esta visita, continuaram seu passeio observando outros estabelecimentos importantes da nossa cidade, como a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, Igreja Matriz, Biblioteca Pública Municipal, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto entre outras empresas e instituições, onde neste próximo semestre irão retornar para desenvolver diferentes atividades, movimentando a aprendizagem e fazendo a diferença!
Primeiramente realizaram uma visita até a Agência dos Correios, onde puderam conhecer e aprender sobre o processo de mandar e receber cartas e outros tipos correspondências. Neste mesmo dia a turma enviou uma carta para uma escola do município vizinho de Venâncio Aires, mais precisamente a uma turma de 4º ano, para que neste próximo trimestre possam trocar experiências e aprendizagens referentes aos seus municípios.
Após esta visita, continuaram seu passeio observando outros estabelecimentos importantes da nossa cidade, como a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, Igreja Matriz, Biblioteca Pública Municipal, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto entre outras empresas e instituições, onde neste próximo semestre irão retornar para desenvolver diferentes atividades, movimentando a aprendizagem e fazendo a diferença!
Movimentando a aprendizagem!
Os alunos do 4º ano da EMEF Santo Antônio de Pádua, juntamente com a professora Chalimar da Rosa estão desenvolvendo atividades sobre os diferentes tipos de textos.
Partindo do livro “Felpo Filva” da autora Eva Furnari, os alunos realizam pesquisas, estudos e criações voltados ao conhecimento de diferentes gêneros textuais presentes na história. Já desenvolveram atividades com as notícias, cartas, poesias, narrativas e mais recentemente sobre os manuais, analisando os já existentes e criando outros tanto em sala de aula como no laboratório de Informática.
Considerando o projeto da turma para o ano de 2013, que tem como título “Quem movimenta o seu Município faz a diferença”, os alunos desta turma desenvolvem outros trabalhos voltados a este tema, que serão divulgados e apreciados em outro momento.
“Todo mundo tem casa”
O 1º Ano A da EMEF Santo Antônio de Pádua, sob coordenação das professoras Nelsione e Letícia continuaram trabalhando sobre o livro “Todo mundo tem casa”. Cada um apresentou e falou sobre suas casas aos colegas. Depois confeccionaram a maquete de uma casa utilizando material reciclado. Foi uma tarefa muito divertida para os alunos. As caixinhas trazidas por eles foram transformadas em móveis após pintura com tinta têmpera, ficando assim representado o interior de uma casa que os alunos da turma conhecem.
“Cada um mora onde pode”
África
Os alunos do 2º Ano B da EMEF Santo Antônio de Pádua, sob coordenação das professoras Bárbara e Jéssica estão se movimentado e viajando pelo mundo. Deram uma parada na África e estão conhecendo a cultura de lá. Durante a hora cívica do dia 30 de abril apresentaram características próprias da África: casas, vestimentas, histórias... E encerraram com uma bela encenação da “Lenda do surgimento da zebra”.
Páscoa na Santo Antônio de Pádua
Eu gostei das fotos e gostaria que tivesse mais coisas, o Projeto dos piratas do 3º Ano. Gabriel
ResponderExcluirEu gostei muito do site da escola e das nosas fotos. Tambem gostei
ResponderExcluirde ler os comentários da escola
Robsom da Silva e Diogo dos Santos