Projeto da Escola 2016
Eu, família, escola, comunidade, mundo: Juntos somos mais!
Neste ano a escola desenvolve o projeto “Eu, família, escola, comunidade, mundo: Juntos somos mais!” Como escola buscamos refletir e projetar ações que valorizem e potencializem nos educandos, que na escola buscam o conhecimento formal, abrir horizontes, questionamentos, desafios e possibilidades para que esta reflexão possa intervir na essência do “ser humano” . Neste sentido a escola busca reforçar no sentimento da união de todos os segmentos que alicerçam a vida das pessoas, fortalecer sempre os laços, acreditando que na vida os valores precisam ser preservados no individual e no coletivo.
“Juntos somos mais” porque a coragem se reforça e o fazer se torna mais intenso trazendo mais significado para as ações e as possibilidades em que acreditamos. Desta forma o educandário faz referência e enfatiza a necessidade de que unidos podemos construir mais, sermos mais fortes e nos completarmos como pessoas, enfatizando que na vida somos responsáveis por nossos atos e que cada escolha irá interferir diretamente no sucesso individual e coletivo.
O Álbum
Todos os alunos, professores e funcionários receberam um álbum, o qual deverão completar até o final do ano letivo, sendo que diversas ações serão realizadas no decorrer do ano. Além disso, o comportamento e as normas disciplinares da escola também contarão muito para os alunos receberem mais figurinhas, ou seja, quanto melhor o desempenho e as responsabilidades para com a escola e os estudos, mais rápido o Álbum ficará completo.
A troca de figurinhas entre a comunidade escolar visa resgatar os vínculos de amizade, união, respeito e companheirismo, uma vez que o Projeto da Escola é “Eu, família, escola, comunidade e mundo: juntos somos mais.”
Neste ano a escola desenvolve o projeto “Eu, família, escola, comunidade, mundo: Juntos somos mais!” Como escola buscamos refletir e projetar ações que valorizem e potencializem nos educandos, que na escola buscam o conhecimento formal, abrir horizontes, questionamentos, desafios e possibilidades para que esta reflexão possa intervir na essência do “ser humano” . Neste sentido a escola busca reforçar no sentimento da união de todos os segmentos que alicerçam a vida das pessoas, fortalecer sempre os laços, acreditando que na vida os valores precisam ser preservados no individual e no coletivo.
“Juntos somos mais” porque a coragem se reforça e o fazer se torna mais intenso trazendo mais significado para as ações e as possibilidades em que acreditamos. Desta forma o educandário faz referência e enfatiza a necessidade de que unidos podemos construir mais, sermos mais fortes e nos completarmos como pessoas, enfatizando que na vida somos responsáveis por nossos atos e que cada escolha irá interferir diretamente no sucesso individual e coletivo.
O Álbum
Todos os alunos, professores e funcionários receberam um álbum, o qual deverão completar até o final do ano letivo, sendo que diversas ações serão realizadas no decorrer do ano. Além disso, o comportamento e as normas disciplinares da escola também contarão muito para os alunos receberem mais figurinhas, ou seja, quanto melhor o desempenho e as responsabilidades para com a escola e os estudos, mais rápido o Álbum ficará completo.
A troca de figurinhas entre a comunidade escolar visa resgatar os vínculos de amizade, união, respeito e companheirismo, uma vez que o Projeto da Escola é “Eu, família, escola, comunidade e mundo: juntos somos mais.”
Projeto da Escola 2015
“O mundo está nas mãos
daqueles que tem a coragem de
sentir, pensar e agir”
Mudar atitudes, encontrar-se, auto
avaliar-se e criar novas ideias para ir em busca dos sonhos, são fatores
essenciais nas conquistas almejadas pelo ser humano.
Em um mundo onde o conhecimento está em todo
lugar, quase que instantaneamente, torna-se necessário focar mais os objetivos
que são importantes na sua
individualidade na vida das pessoas.
Procurar sentir mais tudo o que está ao nosso redor, pensar em alternativas e criar soluções, fazendo acontecer, buscando nas oportunidades potencias para viver e perceber mais o nosso meio é tarefa de todos os que acreditam na vida ,na constante evolução e na necessidade de viver em harmonia consigo mesmo e com o outro.
Procurar sentir mais tudo o que está ao nosso redor, pensar em alternativas e criar soluções, fazendo acontecer, buscando nas oportunidades potencias para viver e perceber mais o nosso meio é tarefa de todos os que acreditam na vida ,na constante evolução e na necessidade de viver em harmonia consigo mesmo e com o outro.
Durante o ano muitas ações coletivas e
individuais dentro e fora do espaço escolar foram pensadas, planejadas
e executadas a fim de atingir o objetivo do projeto. As atividades e trabalhos
procuraram conduzir o processo da aprendizagem de forma criativa, investigativa
e dinâmica criando ambientes e ações que
levassem interação com a aprendizagem, o conhecimento e a promoção da auto
estima, estimulando a formação integral dos alunos.
O mundo precisa de pessoas de coragem,
ousadas, para inventar e reinventar constantemente, buscando nos valores
importantes da vida o alicerce para superar obstáculos e viver com mais
intensidade, sentindo que cada um de nós é parte de uma grande diversidade que
habita o mesmo lugar: o nosso mundo a nossa casa.
Ilustrando o projeto com a canção: “ Espalhe amor (Mª Cecília e Rodolfo)”,
música tema do projeto, buscou-se trazer através dela a leveza e a mensagem do
nosso compromisso maior para com tudo que somos e temos neste nosso mundo. Ainda
durante o ano os alunos tiveram que montar o seu quebra-cabeça: convívio e
aprendizagem, dando sentido a algumas atitudes
concretas pertinentes a função de
cada aluno para pontuar mais a questão do compromisso para com a aprendizagem. Os
alunos que cumpriram com suas obrigações foram conquistando as suas peças e
montando seu quebra-cabeça. Ao final da caminhada foram contemplados com uma viagem de estudos.
Se o mundo está de fato nas mãos de quem tem
coragem, torna-se necessário oportunizar a percepção dos alunos de que “ser humano” é um dom que precisa ser
repensado e colocado em prática a fim de que possamos nos apropriar da nossa
história, fazendo nossa parte ,dando
sentido a nossa existência.
Projeto da Escola 2014
Sou humano... sinto, penso e faço!
Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. (Wikipédia)
A partir desta concepção os seres humanos são animais racionais, ou seja, animais que possuem capacidade de raciocinar, não agindo somente por instinto. Por isso somos capazes de inventar coisas, sentir emoções e agir usando a consciência e o livre arbítrio.
Os homens primitivos conseguiram inventar muitas coisas, pois precisavam se defender dos animais, se proteger do frio, do sol e das chuvas e sobreviver indo em busca do alimento diariamente. Com isso inventou as primeiras armas feitas de pedra; inventaram o fogo e a roda; algumas das principais invenções da humanidade.
E tudo isto não parou por aí... Hoje a tecnologia e a ciência evoluíram muito, e continuarão assim, pois as pessoas cada vez mais estão dispostas a saber e querer mais, estão a frente do que se chama inteligência.
Baseados nestas condições, acreditamos que é preciso, e que é bom, o ser humano desenvolver sua inteligência. Mas também deverá estar ciente de que é um ser dotado de emoções e sentimentos e para que possa viver plenamente precisa ficar em paz consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vive. Portanto, ser humano não significa apenas ser um Ser que se difere dos demais apenas por ter racionalidade, mas sim, de projetar-se como pessoa buscando sempre, na sua individualidade, conviver e respeitar o espaço em que vive e com quem vive.
Esta possibilidade de acreditar no ser humano que tem consciência e que está sempre em formação nos move como escola a refletir e projetar ações que busquem valorizar e potencializar nos educandos, que na escola buscam o conhecimento formal, abrir horizontes, questionamentos, desafios e possibilidades para que esta reflexão possa intervir no “”ser humano” em toda sua integralidade. Segundo Sartre:
“O homem existe primeiro, se encontra, surge no mundo, e se define em seguida. Se o homem, na concepção do existencialismo, não é definível, é porque ele não é, inicialmente, nada. Ele apenas será alguma coisa posteriormente, e será aquilo que ele se tornar. Assim, não há natureza humana, pois não há um Deus para concebê-la. O homem é, não apenas como é concebido, mas como ele se quer, e como se concebe a partir da existência, como se quer a partir desse elã de existir, o homem nada é além do que ele se faz” (SARTRE, 2010, p.25).
“Assim, sou responsável por mim e por todos e crio uma determinada imagem do homem que escolho ser; ao escolher a mim, estou escolhendo o homem.” (SARTRE, 2010, p. 28).
Porque Sou humano... sinto, penso e faço!
Projeto da escola 2013
No ano de 2013 a palavra chave foi o
MOVIMENTO! Sob o tema “As diferenças movem o mundo. Movimente sua vida! Faça a
diferença!” com a música “Pra ser feliz” do cantor Daniel, a escola está
utilizando como simbologia o cata-vento. E para desenvolver este projeto foi
pensada a ideia de: “O que nos move na vida?” “O que buscamos e como
idealizamos a busca destes ideais?” Neste sentido o projeto pretende enfatizar
e refletir a capacidade de que todos nós temos de projetar e movimentar o que
acreditamos querer melhorar, alcançar e concretizar como metas em nossa vida.
Vídeo da música do projeto:
Projeto da escola 2012
Em 2012 todos foram
convidados a fazer uma longa viagem sob o tema “A vida é o que fazemos dela. Viaje em busca de novas perspectivas,
conhecimentos e aprendizagens. Seja bem-vindo ao mundo: das boas atitudes;da leitura e da imaginação”. Com a música “Aquarela”, de Toquinho, e
simbolicamente utilizando a pipa como meio de transporte. Porém, o diferencial
foi a conquista do visto no passaporte criado pela escola, autorizando a viagem
ao final do ano.
Vídeo da música do projeto:
Projeto da escola 2011
Depois de intensificar
os valores e as aprendizagens, no ano de 2011 a escola passou a incentivar as
atitudes mais práticas no dia-a-dia, construindo o tema “Todos somos capazes de
transformar nossos sonhos em realidade. Acredite! Você já fez as suas
escolhas?”, com a música “Eu vou seguir” de Marina Elali. E durante o ano os
alunos puderam preencher um álbum com fotos de todos os alunos e funcionários
da escola, sendo conquistadas mês a mês conforme as boas atitudes apresentadas.
Vídeo da música do projeto:
Percebeu-se que a
recepção dos alunos foi tão boa quanto ao projeto do ano anterior que no ano de
2010 o tema foi o mesmo “Fortalecer e encantar o coração e a mente através de
valores e aprendizagens”, alterando apenas a música, passando a ser “A paz”, do
grupo Roupa Nova. E todas as atividades foram acompanhadas pelo novo mascote
Coraçãozito, o qual teve o visual alterado a fim de intensificar o encantamento
de todos: alunos, professores, funcionários e pais. Bem como a confecção de
dois mascotes menores com diários para visitarem os lares das famílias dos
alunos da escola, estreitando os laços entre escola-família.
Vídeo da música do projeto:
Vídeo da música do projeto:
No ano de 2009 o tema
era “Fortalecer e encantar o coração e a mente através de valores e
aprendizagens”, com a música “Acorda pra vida” de Daniel e Santiago. O Mascote
Coraçãozito foi criado para dar vida ao projeto, encantando crianças e adultos,
além de uma gincana recreativa e cultural, estimulando os alunos a trabalharem
em equipe e resolver desafios.
Vídeo da música do projeto:
Vídeo da música do projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário