quarta-feira, 13 de agosto de 2014

XI FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO


XI FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO
TEMA: DESCUBRA A MAGIA DOS LIVROS!
Venha descobrir a magia de cada livro nesta feira.
Esperamos por você!

Data: 11,12 e 13 de agosto de 2014
Patrono: Pedro Stiehl
Objetivos:
Promover a valorização do livro e da leitura do imaginário popular, com ações de incentivo à leitura que despertem o gosto de ler por prazer e para a formação de cidadãos críticos no mundo.
Promover a leitura e, subsidiariamente, a escrita, a expressão corporal e oral, mediante a realização de atividades práticas, como oficinas, concursos e contação de histórias.
Contribuir para a capacitação de professores, bibliotecários, alunos, pais e demais interessados, proporcionando a possibilidade de discussão sobre assuntos que abordem a literatura e a cultura.

Justificativa:
A realização da Feira do Livro é de fundamental importância para facilitar o acesso ao livro e, ao mesmo tempo, a circulação do mesmo no ambiente escolar e na comunidade em geral. Ela significa a democratização do livro e da leitura, onde a programação planejada tem efeito multiplicador no que se refere à promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.
 
Na chegada ao evento na SEUBV, o público pode assistir nesta segunda-feira, o som do violino de Rafaela M. Bohn e o Tio Célio. A abertura oficial aconteceu às 19h, na SEUBV com a participação de autoridades municipais, alunos, comunidade e o patrono Pedro Stiehl, e SESC grande parceiro do evento. O coral de alunos da EMEF Santo Antônio, regidos pela Prof Rozi Johann e Grupo de instrumentos de Leeopoldo Schwingel entoaram de maneira inédita o Hino de Mato Leitão, além de outras canções do folclore brasileiro. A Secretária de Educação Edelvani destacou o tema da Feira “Descubra a Magia dos Livros”, Já a prefeita Carmen Goerck destacou a importância da leitura e o valor da aquisição de livros pelos alunos. Desta forma, a Administração Municipal garante o "Vale Livros" para que todos os alunos da Rede Pública saiam da Feira pelo menos com um exemplar. O patrono da Feira Pedro Sthiel teve importante intervenção falando de inspiração, magia, encantamento dos livros. O publico ainda assistiu o Espetáculo Teatral Dom Quixote - do Teatro Social Produções Artísticas. Uma rica programação está sendo executada, estando previsto o encerramento da Feira, quarta-feira com Sarau Poetas Iluminados com a escritora Angelica Rizzi. Paralelamente ao evento, exposição de trabalhos dos alunos, sobre as obras do patrono.

DIA DO ESTUDANTE

Mostra Científica Verde é Vida

  
No dia 8 de agosto, na Emef Dom Pedro II em Linha Hansel ocorreu a Mostra Científica Verde é Vida onde foram apresentados 24 trabalhos dos municípios da região: Venâncio Aires, Mato Leitão, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Sério.

Representando a Emef Santo Antônio de Pádua os alunos Gabriel Matthes e Alessandro Elias Lermen desenvolveram e apresentaram a pesquisa “Minhocas: grandes aliadas do solo” no qual enfatizaram que a prática dos minhocários é uma excelente alternativa  para as pequenas propriedades rurais e também moradores da área urbana que residem em casas podendo aproveitar quase todo o lixo orgânico nesta prática.

As alunas Taína Lermen e Tainara Jordana de Borba, com o projeto “Mato Leitão: a cidade das orquídeas” realizaram um estudo sobre as características e cultivo de orquídeas  e um resgate histórico da flor como símbolo do município. Para tanto, participaram de um curso promovido pelo NOVA, aplicaram questionários com alunos e professores da escola para verificar o que conhecem com relação aos tipos de orquídeas, se as cultivam em casa e se conhecem a história da flor símbolo do município. Entrevistaram orquidófilos, presidente da NOVA, a 1ª rainha da Festa das Orquídeas e a prefeita do municipal.

E este trabalho: “Mato Leitão: cidade das orquídeas” foi um dos quatro trabalhos selecionados para a 2ª etapa que ocorrerá em outubro, aqui na cidade quando apenas um será selecionado para ser apresentado na Expoagro Afubra 2015.

A escola parabeniza os alunos que participaram, especialmente às meninas que se classificaram para a 2ª etapa da Mostra Científica.

Ações como essas fazem uma grande diferença na construção da cidadania e a preservação do meio ambiente.