segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Passeio de estudos


No dia 24 de outubro, sexta-feira, a turma do 4º ano A da escola Santo Antônio de Pádua, juntamente com a professora Simone Maggioni e a orientadora educacional da escola, professora Elisandra Hackenhaar fizeram um passeio de estudos em Mato Leitão.

            A primeira parada foi na empresa de calçados Beira Rio. Acompanhados por responsáveis da empresa, as crianças conheceram as etapas de produção. Primeiro assistiram um belo vídeo sobre a empresa no Rio Grande do Sul, seus modelos produzidos e os benefícios concedidos aos funcionários. Depois, acompanhados, visitaram a empresa As crianças aprenderam bastante e ficaram muito felizes ao ver seus amigos e familiares. No final da visita, as crianças receberam um suco e fizeram uma bonita foto de recordação.

            Em seguida, as crianças passaram pela secretaria municipal de educação e logo após pararam para um lanche na praça. Terminado o lanche, seguiram para um passeio na prefeitura municipal, onde tiveram o prazer de conhecer os secretários municipais que estavam em reunião com a prefeita e o vice-prefeito. Foi um momento de muitas aprendizagens, pois a prefeita, o vice e os secretários puderam explicar sobre as suas funções e propostas para o município, lá também foi feita uma bela foto para o site da prefeitura.

            Com muita alegria e grandes aprendizagens, a turma encerrou o passeio com um futebol animado no campo do Fluminense e com a água geladinha servida pelo “tio Roni”.

 



terça-feira, 21 de outubro de 2014

PROFESSORES HOMENAGEADOS

    Os Professores comemoraram o Dia do Professor, recebendo homenagens dos alunos e também da administração municipal. Foram incluídos nas homenagens os servidores das escolas que juntamente com os professores , estão comprometidos com a Educação. Além das homenagens espontâneas organizadas pelos alunos, os professores e servidores da EMEF Santo Antônio criaram espaços de confraternização.

COMPETIÇÕES INTEGRAM ATLETAS E MOSTRAM OS MELHORES

      Ao longo desta quarta-feira, dia 8 de outubro, a Pista de Atletismo no anexo da EMEF Santo Antônio de Pádua de Mato Leitão foi palco de importantes duelos entre gigantes do atletismo. Aproximadamente 800 atletas competiram buscando atingir as melhores marcas, demonstrando grande superação. Sob os olhares atentos de professores e técnicos, os atletas festejavam as conquistas. Todos saíram vencedores, mas alguns saíram como campeões, carregando no peito medalhas, uma coroação de tanto esforço. Os atletas da sede também tiveram bom desempenho. A festa de integração dos atletas foi o grande legado. A prefeita Carmen Goerck esteve no local das competições e destacou o envolvimento de todos. Mais de 800 visitantes deixaram Mato Leitão, levando uma impressão positiva da cidade que os acolheu, dando o melhor de si. A Prefeita registra agradecimento ao estado, através das coordenações dos JERGS Carla Magalhães e Gisela Lawisch pela parceria, a EMEF Santo Antônio pela acolhida, organização e oferta de pouso aos atletas, bem como ao CE Poncho Verde que também acolheu delegações para o pernoite, as empresas que forneceram alimentação, segurança, arbitragem e outros serviços. O conjunto de esforços permitiu a boa acolhida, e a forma hospitaleira de tratar os visitantes. Mato Leitão através de eventos deste porte está se incluindo no roteiro turístico do Estado, com ênfase a promoção de eventos.

FESTA E EMOÇÃO NA ABERTURA DOS JERGS EM MATO LEITÃO

Desde cedo, nesta terça-feira dia 7, a cidade de Mato Leitão se transformou com a chegada de dezenas de ônibus das diferentes regiões do estado. A noite, no Ginásio da SEUBV, festa e emoção marcaram a abertura da 44ª Edição dos Jogos Escolares do RS, modalidade atletismo. A solenidade foi coordenada pela Secretária de Educação Edelvani Loeblein e equipe. A Prefeita Carmen Goerck, Carla Magalhães coordenadora do JERGS RS e representante do Governador, Valdomiro Rocha Coordenador da 6ª CRE entre outros convidados, recepcionaram os atletas e dirigentes das comitivas das 7 regiões do RS, lotando as dependências do local do evento. A Prefeita em sua fala destacou que Mato Leitão-Cidade das orquídeas passou a ser a Capital Estadual do Atletismo por dois dias, pois aqui estão dezenas de medalhistas de ouro, a elite do atletismo do estado. Os representantes das regiões e estado destacaram a boa acolhida recebidos no município, que é parceiro desde 2006, sediando esta importante competição pela 3ª vez. O município mostrou um pouco do que é e faz na abertura, através de apresentações culturais e artísticas. Desta forma o Coral da EMEF Santo Antônio regido por Rozi Johann cativou e envolveu todo público que participou das canções. O grupo Dança do Ventre de Taís Maia encantou a todos, bem como o Grupo Tradicionalista Gaúcho da EMEF Santo Antônio sob a coordenação de Cristine Herzer. A Rainha das Orquídeas Nadini Sell incluiu o convite para a II Festa das Orquídeas em dezembro. Um dos momentos mais emocionantes foi quando a atleta matoleitoense, Bianca da Rosa, Campeão Estadual do JERGS na modalidade salto em altura 2013, introduziu a tocha olímpica, seguida do juramento do atleta, Hino Rio-grandense e um show de fogos.
 

Mostra Pedagógica

      A SAP promoveu Mostra Pedagógica, por ocasião da entrega de boletins. O evento aconteceu no dia 30 de setembro na própria escola. A diretora Carla Theisen destacou que dezenas de trabalhos de pesquisa foram apresentados. Os pais, ao buscarem o boletim dos filhos, tiveram oportunidade de conversar com os professores e após visitar a Mostra Pedagógica.

SAP na Movaci


         Na quarta-feira, (24), iniciou a terceira edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci), promovida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Entre os dias 24 e 26 estarão em exposição 120 projetos de escolas da região e IFSul, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Estão representando a Emef Santo Antônio de Pádua as alunas Tainá Lermen e Tainara de Borba com o trabalho “Mato Leitão: cidade das orquídeas” e os alunos Alessandro Lermen e Gabriel Matthes com o trabalho: “Minhocas: grandes aliadas do solo” sob coordenação da professora Simone Schwendler.

Semana do trânsito


Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A escolha do tema: “Cidade para as pessoas. Proteção e prioridade ao pedestre.” faz alusão, em princípio, ao artigo 29, XII, §2º do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.

Desta maneira os alunos dos 5º Anos da Emef Santo Antônio de Pádua, acompanhados pelas professoras Letícia Heinen, Bianca Toillier da Silva e pela diretora Carla Regina Scheibler Theisen, além da enfermeira Juliana Nhoato visitaram o Posto Policial de Cruzeiro do Sul quando, a caráter, e acompanhados dos policiais, fizeram uma blitz educativa, conscientizando os motoristas a respeitarem as leis de trânsito. E depois todos puderam dar uma volta de viatura.



54 Anos de História


A EMEF Santo Antônio de Pádua estava em festa no dia 15 de setembro quando completou 54 anos de história. Logo pela manhã os alunos coloriram toda a escola com balões e assistiram a um vídeo contando a trajetória da escola desde a sua criação até hoje. Um forte parabéns foi cantado e servido cachorro-quente. O presente especial ainda será dado à escola, pois o tempo não deixou que cada aluno plantasse sua flor no pátio da escola. A diretora Carla Regina Scheibler Theisen ainda frisou que: “Foi emocionante ver o olhar atento e alegre das crianças ao se verem no vídeo!”

História

Em 1941 foi criada a primeira Escola Comunitária – de madeira – na localidade de Santo Antônio. O prédio foi construído na administração do prefeito Hermes Pereira, de Venâncio Aires.  As terras pertenciam a família Chaves que tinha interesse em fazer uma escola e ensinar as crianças da comunidade doando então um terreno a este município. Maria Carolina Chaves foi a primeira professora atuando por 16 anos com uma turma de 45 alunos de 1ª a 4ª série.

Depois de mais ou menos três anos fechada a mesma passou a funcionar oficialmente em 30 de março de 1960 com a professora Holdi Helena  Stein Becker. Mais tarde, neste mesmo ano, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas de aula, despensa e banheiros.

A escola passou a ser Estadual em 1960, sendo acrescentada a 5ª série em 1965. Desde então foi crescendo gradativamente. Em 1990 ela passou a pertencer a 6ª Coordenadoria de Educação, pois até então fazia parte da 3ª Coordenadoria de Educação.

Em 1997 foi construído o ginásio Tonhão, sendo utilizado também pela comunidade e em 1998 a escola foi municipalizada passando a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua.

Em 1999 tornou-se escola –polo nucleando as escolas municipais Duque de Caxias  e Felipe Camarão reativando a 5ª série e acrescentadas sucessivamente as demais séries até completar o Ensino Fundamental. Então em 2002 aconteceu a primeira conclusão de curso da 8ª série.

Demais ampliações aconteceram e em 2006, com a doação de uma área de terra nos fundos da escola pela empresa Fynomate, foi construída a pista de atletismo com medidas oficiais, tornando-se então a primeira Pista de Atletismo Oficial no interior do Estado chamada João Carlos de Freitas Leitão.

Atualmente quem responde pela escola é a professora Carla Regina Scheibler Theisen.


Sou humano: sinto, penso e faço!


Pensado no projeto de 2014: “Sou humano: sinto, penso e faço!”, a Emef Santo Antônio de Pádua promoveu mais um momento de integração entre família e escola. Na noite do dia 09 de setembro o radialista José Raimundo Kuhn realizou uma conversa com os pais presentes com o tema geral FAMÍLIA. Falou sobre a realidade delas a muitos anos atrás quando a roda de conversa ao redor do lampião era diária, quando a mochila escolar era o saco de açúcar, quando o caminho até a escola era pela roça do vizinho, quando as latinhas e tijolos eram os brinquedos... Enfim, trouxe as lembranças de ontem para analisar o hoje e perceber que nem sempre o computador, o celular, o tablet... são o melhor presente para o filho. Mas a conversa e principalmente o abraço podem ser muito mais valiosos que todos estes. O abraço que acolhe, o abraço que conforta, o abraço que repreende, o abraço que ensina. Uma vez que os dias de hoje tornam o educar dos filhos cada vez mais desafiador, mas não menos necessário para a formação de filhos e cidadãos do bem.