quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra

       Na semana dedicada à Consciência Negra 16 à 20 de novembro a EMEF Santo Antônio de Pádua recebeu a visita do moçambicano Sansão Albino Timbane, graduado em Química e Biologia Mestre em Informática na Educação UP, Especialista em TICs AVU/Gronigen, Estagiário na Makerere University, Docente na Universidade Pedagógica ESTEC, Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Redes CIUP e Doutorando em Informática na Educação UFRGS.


        Sansão conversou com todos os alunos da escola mostrando um pouco da cultura da África, especialmente de Moçambique, país de origem. Mostrou imagens e falou sobre a realidade escolar, as moradias, a gastronomia, o turismo, a arte, as vestimentas e a música. Também mostrou como se usa a "capulana", um grande manto de tecido colorido que serve como saia, como lenço na cabeça ou como colo para o bebê. Ainda cantou e dançou com as crianças músicas típicas infantis de cantores famosos. Respondeu a muitos questionamentos e curiosidades dos alunos nos mais variados assuntos: casamento, moeda, língua, famosos, futebol... Enfim, foi um momento de grande aprendizagem de uma maneira prazerosa e lúdica.

          A escola agradece a solicitude e as boas energias trazidas pelo Sansão enriquecendo e alegrando a família SAP com seu entusiasmo e alegria contagiante.

        História: O dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.






 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Viagem de estudo dos alunos do 5º ano

       A culminância do projeto do 5º ano A e B da EMEF Santo Antônio de Pádua resultou em uma viagem de estudo à cidade de Venâncio Aires, onde os alunos, acompanhados pelas professoras Bianca da Silva, Júlia Sciencia, Cátia da Rosa e Solange Stülp conheceram a Rádio RVA e participaram ao vivo da programação da rádio Vênus. Visitaram as instalações, os arquivos de CD e discos de vinil, os estúdios de gravação, bem como conversaram com locutores e profissionais que trabalham naquele local. Exploraram a história da rádio através das fotos e dos equipamentos antigos relacionadas a comunicação, no acervo da própria empresa, sob orientação de uma funcionária.

     A turma também foi até o Jornal Folha do Mate conhecendo toda a sua estrutura e funcionalidade. Posteriormente a turma foi até o Museu localizado na casa de Cultura de Venâncio Aires, onde puderam comparar a estrutura montada no local com as peças que os próprios alunos trouxeram à escola, montando assim um pequeno museu em sala de aula.

    A turma presenteou os locais visitados com a 1º edição do Jornal Santo Antônio, jornal este criado pelas turmas no primeiro semestre do ano letivo. Por fim, os alunos terminaram a tarde saboreando um delicioso sorvete.




quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Literatura e inspiração nas aulas de Língua Inglesa


Na semana do dia 25 de outubro de 2015 (semana propícia para pensar no HALLOWEEN), os alunos da turma do 6º ano A da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua, nas aulas de Língua Inglesa com a professora Simone Maggioni; ouviram a história “Bruxa Onilda vai a Nova Iorque” do autor Enric Larreula.

A história foi pensada para lembrar o dia das bruxas e também trabalhar um pouco com a cultura americana, já que o enredo traz elementos sobre Nova Iorque; entre eles:

- O centro financeiro de Wall Street;

- O bairro de Harlem;

- O bairro chinês;

- O Central Park;

-Edifícios de Manhaattan;

- O enorme edifício Empire State Building.

Os alunos ficaram atentos e felizes ao ouvir a história. Durante as discussões, mostraram que têm conhecimentos sobre estes lugares e também sobre a fama atrapalhada da Bruxa Onilda. Após a história, os alunos começaram a escrever e a desenhar. A escola tem este poder de trazer as maravilhas da literatura para a vida dos alunos/crianças e esta inspiração trouxe muita motivação para a escrita utilizando a Língua Inglesa e também para a criação artística. Afinal, quem não gosta de ouvir uma boa história?

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mini-museu


    Com o objetivo de conhecer melhor as etnias que formam a cultura gaúcha os alunos dos 5º Anos da EMEF Santo Antônio de Pádua, sob coordenação das professoras Bianca Toillier da Silva e Julia Siencia, foram desafiados a trazerem para a escola objetos e documentos antigos. Na sexta-feira, dia 18 de setembro, foi o momento de partilhar as memórias de cada um dos inúmeros objetos tragos, bem como destacar a importância de preservar as fontes históricas. Uma exposição desses objetos e documentos históricos está sendo organizada para outubro.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Aprendendo com os contos de fadas

Com alegria, entusiasmo e muita imaginação os alunos do 1ºano A, 2º Ano A, 3º ano A e 4º anos A - turno integral - da EMEF Santo Antônio de Pádua conheceram os contos de fadas! A atividade aconteceu na hora do conto com a professora Bianca Campos da Silva e foi desenvolvida através da história “O carteiro chegou” de Allan Ahlberg onde foi possível relembrar todos os contos de fadas. Em uma viagem as turmas conheceram cada conto e puderam experimentar curiosidades de cada história. Mas, com a história “João e Maria”, além de conhecerem a trama, os alunos puderam construir sua própria casa de doces. As casas foram feitas com a doação de bolachas da Biscobom e Mercado Mersal. Cada criança pode modelar sua casinha com biscoitos e depois saboreá-la !

Aniversário da escola SAP

           Na última terça-feira, dia 15 de setembro a EMEF Santo Antônio de Pádua esteve em festa comemorando seus 55 anos. As famílias foram convidadas a fazerem um cartão para a escola construindo um enorme mural. Um alegre parabéns foi cantado com bolo de aniversário para todos depois de duas coreografias apresentadas pelas meninas da oficina de Dança coordenada pela professora Jéssica da Silva e uma música cantada pelos alunos da oficina de Usina de Sons coordenada pela professora Ana Cristina da Costa. Estiveram presente a Secretária da Educação Edelvani Loeblein e Prefeita Municipal Carmen Goerck. “Em comemoração aos 55 anos da escola cada família envolveu-se para enviar à escola um cartão que nos orgulha muito, pois neles vemos a participação das famílias e a alegria nelas descrito.” Diretora Carla R S Theisen


       Histórico:

           Em 1941 foi criada a primeira Escola Comunitária – de madeira – na localidade de Santo Antônio. O prédio foi construído na administração do prefeito Hermes pereira, de Venâncio Aires. As terras pertenciam a família Chaves que tinha interesse em fazer uma escola e ensinar as crianças da comunidade doando então um terreno a este município. Maria Carolina Chaves foi a primeira professora atuando por 16 anos com uma turma de 45 alunos de 1ª a 4ª série.
           Depois de mais ou menos 3 anos fechada a mesma passou a funcionar oficialmente em 30 de março de 1960 com a professora Holdi Helena Stein Becker. Mais tarde, neste mesmo ano, foi construído um prédio de alvenaria com duas salas de aula e uma despensa. Nos fundos havia dois banheiros feitos de madeira (latrinas). Estes foram substituídos por banheiros com fossas só em 1987.
          A Escola passou a ser Estadual em 1960 sob o Decreto CEE nº 11594 – 15/09/1960. Sendo acrescentada a 5ª série em 1965. A partir disso foi crescendo gradativamente recebendo mais um prédio de alvenaria na gestão da diretora Valéria Rüdiger. Em 1990 ela passou a pertencer a 6ª Coordenadoria de Educação, com sede em Santa Cruz do Sul, pois até então fazia parte da Coordenadoria Regional de Estrela.

Já em 1997 a Escola, bem como a comunidade foram presenteadas com um ginásio de esportes, popularmente conhecido como Tonhão, inaugurado na primeira edição da festa Municipal do Colono Imigrante na localidade, na quarta edição da festa no município.
       Em dezembro de 1998 a Escola foi municipalizada sob o Parecer do CEED nº 1093/98, D.O.E. – 21/12/98 – p. 54 e Portaria ATO/SE nº 00397 – 21/12/98, passando a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental santo Antônio de Pádua, no então governo do Prefeito Carlos Alberto Bohn.
        Tornou-se Escola-Polo e a ela foram nucleadas mais duas Escolas Municipais: Duque de Caxias (Linha Santo Antônio) e Felipe Camarão (Linha Palanque Pequeno). Mais tarde em 1999 foi reativada a 5ª série e acrescentadas sucessivamente as demais séries, até completar o Ensino Fundamental. Então em 2002 aconteceu a primeira conclusão de curso da 8ª série da Escola. No ano de 2000 foram construídas três salas de aula, banheiros com área coberta e em 2001 foi construído mais um prédio com três salas de aula. Em 2002 o refeitório e o auditório e no ano seguinte mais quatro salas de aula também com banheiros.
        Alguns anos depois, em 2006, com doação de uma área de terra nos fundos da Escola pela empresa Fynomate foi construída a pista de atletismo com medidas oficiais, tornando-se então a primeira Pista de Atletismo Oficial no interior do Estado chamada João Carlos de Freitas Leitão.
          Em 2012 a escola foi ampliada com mais quatro salas de aula interligadas aos demais prédios. E neste ano aconteceu a construção de mais duas salas de aula, espaço necessário uma vez que a escola atende crianças do Nível 5 (4 anos) até o 4º Ano em turno integral, somando 160 alunos, prevendo ampliar até o 5º Ano em 2016. Hoje são 300 matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, com 33 professores, 7 funcionários, 14 monitores e 4 estagiários. O projeto da Escola em 2015 é: “O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sentir, pensar e agir.”

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Momento da leitura

        “A leitura é a maneira mais antiga e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante. A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.” Gabriella Porto

      Desta maneira a EMEF Santo Antônio de Pádua continua desenvolvendo o Momento da Leitura, o qual é semanal em momentos específicos, quando todos os alunos e professores param suas atividades e lêem o que mais lhe agrada. É uma maneira de incentivar o aluno a desenvolver a leitura ampliando, automaticamente, os conhecimentos de mundo, refletindo no rendimento e sucesso escolar. 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Celebrando a família e o dia dos pais

“Família não nasce pronta, constrói-se aos poucos e é o melhor laboratório de amor que pode existir. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender os valores mais preciosos para nossa vida.”
A EMEF Santo Antônio de Pádua na última sexta-feira, dia 14 de agosto recebeu as famílias para confraternizar e celebrar o dia dos pais. Na ocasião os alunos e professores carinhosamente fizeram os pais refletirem sobre como é bom viver dentro de uma família através de várias apresentações.

O evento iniciou às 20 horas com a história: “O homem que amava caixas” sendo encenada pelos alunos. Em seguida as turmas cantaram diversas canções demonstrando o amor e o carinho para com as famílias. Para finalizar houve um momento de reflexão. De mãos dadas e emocionadas as famílias refletiram através da canção Utopia sobre os privilégios de coisas simples, mas muito importantes. Em seguida aconteceu a confraternização com entrega de mimo aos pais.


segunda-feira, 20 de julho de 2015

E.M.E.F Santo Antônio de Pádua conquista 3º lugar no Jergs

As meninas do E. M. E. F Santo Antônio de Pádua conquistaram no dia 09 de Julho, na cidade de Santa Cruz do Sul a medalha de bronze na etapa regional (6ª CRE) modalidade futsal (Categoria Infantil). Após muito treino e dedicação elas venceram várias equipes com muita garra e determinação.

A equipe foi acompanhada pelo professor de Educação Física da escola, Jacson Richter, que juntamente com os professores Cássio Moraes e Liziane Decker desenvolvem diversos projetos esportivos na Escola. Parabéns a todos pelo empenho!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Barbeiro


     No dia 01 de julho o senhor José Acássio, chefe da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde visitou a EMEF Santo Antônio de Pádua nos turnos da manhã e tarde conversando com os alunos do 5º Ano ao 9º Ano sobre o protozoário barbeiro. Mensalmente vem ao município verificar o trabalho do senhor Pedro Jacobi, responsável pela Vigilância Sanitária Municipal. Explicou, dentre outras coisas, que a maioria dos casos da doença de chagas é transmitida pela picada de um grupo de insetos da família do percevejo, conhecidos como barbeiro. Durante ou imediatamente após picar uma pessoa, barbeiro defeca sobre sua pele, eliminando grande quantidade do protozoário Trypanosoma cruzi, permitindo que o mesmo penetre no nosso organismo através da ferida da picada. O ato de coçar o local que foi picado aumenta a chance de contaminação. Os barbeiros costumam se alimentar à noite, sendo capazes de picar suas vítimas sem acordá-las. Costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique; galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto. O tratamento precoce tem como objetivos, curar a infecção e prevenir lesões de órgãos, como coração e intestinos, e diminuir a possibilidade de transmissão do protozoário. Ao final os alunos puderam fazer questionamentos, sanando dúvidas ainda existentes.

Arraiá da SAP

         No dia 26 de junho aconteceu a festa junina da Emef Santo Antônio de Pádua no ginásio Tonhão. A noite iniciou animada com a quadrilha apresentada por todos os professores e funcionários da escola. Em seguida as turmas do 3º Ano A, 4º Ano A e 4º Ano B dançaram ao som da música "Noite de São João". O 1º Ano A, 2º Ano A e 5º Ano A dançaram a música "Balangandã". O 8º Ano apresentou uma quadrilha com a música "Dança Junina". O Nível 5 e o Nível 6 dançaram "Dança do tiro liro". O 7º Ano A e B dramatizaram "Isto é lá com Santo Antônio". As turmas do 1º Ano B, 2º Ano B e 3º Ano B dançaram "Pandeirinho". O 6º Ano A e B se apresentaram ao som da música "Na terra de São João". O 5º Ano B dramatizou "Os santos do mês de junho" e o 9º Ano, com apoio das professoras Bianca Toillier, Bianca Campos, Letícia Heinen, Jaqueline Richter, funcionário Jones Hendges e representantes dos alunos dos anos iniciais apresentaram o tradicional Casamento Caipira. Na noite aconteceu a rifa da torta promovida pelo GESA, sendo agraciada a dona Vanira Maria Klinger e a aposta do número exato de pinhões dentro da pinha, recebendo um cesto com produtos coloniais a dona Luciane Rosa. A festa ainda contou com a pescaria e a árvore da sorte, além de uma variedade de comes típicos. "A diretora, em nome de toda a equipe agradece a dedicação e envolvimento de todos os alunos, funcionários e professores nas apresentações e organização da festa, bem como agradece a APM Associação de Pais e Mestre que se faz presente em todos os eventos, assim como a participação dos pais e familiares dos educandos que se envolvem e apoiam seus filhos mostrando a eles o quanto a escolar é importante." Carla Regina Scheibler Theisen.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Arraiá da SAP


         A EMEF Santo Antônio de Pádua promoverá nesta sexta-feira, a tradicional festa junina. O evento acontecerá no ginásio Tonhão, anexo a escola. As apresentações estão a cargo dos alunos do Nível 5 ao 9º Ano, incluindo um animado casamento caipira. A garotada poderá se divertir com a pescaria e árvore da sorte! E no arraiá da SAP ainda terá muita rapadura, cocada, puxa-puxa, pipoca, enroladinho e pastel!



quinta-feira, 11 de junho de 2015

Projeto do lixo 2015

              O lixo é uma questão a se pensar; através de você o mundo pode mudar; é só você se conscientizar.
A preservação ambiental é uma preocupação crescente por parte das pessoas, escolas e governo.  A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos de alguns. Está sobretudo na rotina diária de todas as pessoas do planeta. Nesse intuito, a EMEF Santo Antônio de Pádua novamente está engajada em projetos que se preocupam com a preservação do Meio Ambiente.
O Planeta Terra está em nossas mãos! Recicle!” é o título do projeto que busca envolver a comunidade escolar na conscientização à preservação do meio ambiente. Como primeiro tema da gincana buscou-se mobilizar o quanto é necessária a participação de todos na coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos como alternativas para redução do volume de lixo a ser depositado em aterros ou lixões.
            Um grupo de alunos juntamente com a professora Solange Stülp, realizam semanalmente a separação dos lixos recicláveis, como: papel, jornal, papelão, garrafas pet, plásticos, ferro, alumínio que são trazidos por toda a comunidade escolar para o educandário, através de uma gincana. Os materiais recicláveis são vendidos para indústrias de reciclagem mostrando-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta ameniza as dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros).
Também buscamos um destino correto ao óleo saturado, pois uma das causas da depredação do meio ambiente é o derramamento de gorduras animais e vegetais que contaminam o solo e a água, matando inúmeros animais. Coletamos e encaminhamos ao Projeto da Afubra que transforma o óleo em biodiesel alimentando o motor de várias máquinas.
É desta forma, com pequenos gestos, que proporcionamos um ambiente mais limpo, buscando conscientizar a todos para um mundo mais saudável.
 


Era uma vez...


No mundo do Era uma vez... as histórias de fadas, princesas, lobos e porquinhos criaram vida na oficina de Hora do Conto ministrada pela professora Bianca Campos da Silva.  As turmas dos Níveis 5 e 6, 1º Ano A, 2º Ano A, 3º Ano A e 4º Ano A e B da Emef Santo Antônio de Pádua as aulas trouxeram os personagens para a sala de aula através de releituras de contos de fadas. Com as histórias: Chapeuzinhos Coloridos, Chapeuzinho Amarelo, A verdadeira história dos três Porquinhos, O lobo de todas as cores e principalmente inspirada na história “A casa que o lobo fez” de Leia Cassol e “Porco Mau” de Eugene Trivizas, as turmas e a professora construíram uma casa em tamanho real: uma casa de flores! Este espaço será um ambiente de aprendizagens e muita imaginação onde o mundo do Era uma vez... tomará forma e fará parte da rotina das crianças.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

OBMEP


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM com recursos oriundos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação – MCTI. A prova da primeira fase aconteceu dia 02 de junho, nos turnos da manhã e tarde, participando os 6º Anos e 7º Anos da prova de Nível 1 e 8º Ano e 9º Ano da prova do Nível 2 na EMEF Santo Antônio de Pádua. A segunda fase acontecerá dia 12 de setembro e os classificados foram: Dionathan Gabriel Egewarth, Cristieli Nunes Muniz, Maria Fernanda Flores Andrade e Ronald Luís Schweickardt no nível 2 e Diego Eduardo Fernandes, Kamili Maia de Saibro, Jean Batista Heinen e Gustavo Alberto Hickmann no nível 1.

 

OBA


A EMEF Santo Antônio de Pádua participou da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA no dia 15 de maio com a participação do 8º Ano e 9º Ano. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A escola participa da OBA desde 2009 e já conquistou medalha de prata em 2010 com o aluno Giovane Daniel Leismann e em 2013 medalha de bronze com o aluno Marcos Norberto Wagner. Os dez alunos classificados este ano foram, respectivamente: Sara Zaine Prates, Dyenifer da Silva, Marinete da Silveira, Rhian Burghardt, Bianca da Costa, Bruno Andrade, Eduarda de Oliveira, Ronald Schweickardt, Menandro Cabral e Weslei Alf.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Homenagem às mães na escola SAP


“Presentes são laços.”  A partir deste tema as mães da escola Santo Antônio de Pádua foram  carinhosamente homenageadas no dia 16 de maio. Foi uma tarde de fortes emoções onde houve homenagens envolvendo todos os alunos, professores, monitores e funcionários da escola com canções e mensagens que reforçam o amor, o exemplo e a dedicação das mães, além de serem agraciadas com um presente bem especial.  Ainda, de forma simbólica, receberam a bênção da Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Com todos estes gestos especiais a escola Santo Antônio de Pádua quis mostrar o quanto reconhece a importância do papel da mãe na vida dos filhos.

terça-feira, 12 de maio de 2015

CHÁ DAS MÃES

             No dia 16 de maio acontecerá a homenagem às mães realizada pela equipe de professores, funcionários e alunos da Emef Santo Antônio de Pádua no ginásio Tonhão, anexo a escola, com início previsto para as 14:30 min. Estão todos empenhados em organizar os detalhes para a tarde ser perfeita, tocando o coração delas, que são as guerreiras de cada dia. A tarde terá início com uma belíssima apresentação de toda a comunidade escolar, culminando com o chá, acompanhado de um prato repleto de doces e salgados.
 
 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEF SAP DESENVOLVE PROJETO DA ESCOLA



As professoras da Educação Infantil da Emef Santo Antônio de Pádua: Ivani Coutinho, Jaqueline Richter, LosângelaTreib e LuciléiaMallmann planejaram e organizaram uma recepção envolvendo o projeto da escola: “O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sentir, pensar e agir.” O estudo do mundo parte do estudo de ser parte dele, integrar-se a sua realidade. Sendo assim, cada aluno recebeu um mundo com sua foto e seu nome, além de um cupcake decorado com o mapa mundi, os lápis de escrever receberam enfeites de mundo e a decoração da sala de aula se envolveu com o projeto da escola. No decorrer do ano cada família caracterizou o mundo de seu filho, e estes foram transformados em móbiles. Pendurados pela sala os móbiles instigaram a curiosidade para o estudo do eu. Partindo do pressuposto das inteligências múltiplas que estimulam as várias áreas do conhecimento as turmas estão estudando os diferentes aspectos da personalidade de cada elemento da turma. Adaptando os conceitos abstratos para o concreto, as turmas criaram seu próprio sistema solar. E segundo as crianças eles “entram” no mundo todo dia. O painel da porta foi confeccionado com pintura coletiva com tintas e melecas, papel machê e balão, além de bolinhas de jornal. Construído em etapas, com a participação efetiva dos alunos, o painel gerou a possibilidade de estudar o sistema solar e conhecer o amigo imaginário que viaja por diferentes planetas.

Projeto de Coleta e Seleção de Lixo 2014




Durante todo o ano letivo de 2014, a EMEF Santo Antônio de Pádua desenvolveu suas ações em torno do tema do seu Projeto Sou Humano: Penso, Sinto e Faço, no intuito de que os alunos fossem envolvidos e motivados a evoluir em seus valores, atitudes e comportamentos como seres humanos abertos ao desenvolvimento da aprendizagem e que cultivem o saber aliado ao bem viver e conviver com harmonia, construindo um ambiente favorável à evolução do conhecimento e da cultura local.
Por esse motivo a EMEF Santo Antônio de Pádua desenvolveu várias ações em sintonia com o dia a dia dos alunos no intuito de conectar o presente e o futuro dos educandos. E atentos às prioridades do momento, da realidade local e mundial, foi realizado o Projeto de Coleta e Seleção de Lixo, a fim de despertar de forma concreta a consciência ambiental em toda comunidade escolar.
Foram envolvidos, a partir do mês de junho de 2014, alunos, pais, professores, funcionários e demais moradores da comunidade, todos em prol de um objetivo comum e motivador: conscientizar, reaproveitar e reciclar materiais que iriam para o lixo, angariando fundos para uma viagem de estudos.
Esse projeto teve grande destaque no decorrer do ano. Foi realizada coleta, separação e venda do lixo, na forma de gincana. Cada turma era uma equipe, e uma das tarefas dadas foi o recolhimento de materiais que podem ser reciclados como: garrafas pet, latinhas, vidros de conserva, papelão, jornais, óleo saturado, entre outros. Cada equipe trouxe o material devidamente identificado com o nome da turma. Após foi feito a separação e contagem dos mesmos. Cada material recebeu uma pontuação específica, sendo posteriormente realizado à venda dos mesmos.
Nesse sentido, os alunos foram bastante motivados por todos os professores, e principalmente através da Coordenadora do Projeto, a Orientadora Educacional Elisandra Moraes Hackenhaar.
Desse modo, o projeto teve pleno êxito e sucesso, pois foram coletados mais de 7.400 Kg de materiais, arrecadando em torno de R$ 3.700,00 com a venda dos mesmos. Como culminância do projeto todos os alunos dos anos iniciais e finais viajaram para Porto Alegre e os da educação infantil foram conhecer a Gruta dos Índios no município de Santa Cruz do Sul. Os ônibus para Porto Alegre foram pagos pela Prefeitura Municipal de Mato Leitão e as entradas no cinema 3D, além da alimentação para os alunos carentes, foram custeadas com o dinheiro arrecadado na venda do lixo. Abaixo, segue tabela com as quantidades e valores arrecadados com cada material reciclado.
Tabela: quantidade/valor arrecadado

MATERIAL:

Kg arrecadados:
Média do
valor pago por Kg:
Valor total arrecadado
Papelão:
2.116,60
R$ 0,20
R$ 423,32
Papel misto:
355,15
R$ 0,05
R$ 17,75
Jornal:
2.009,95
R$ 0,06
R$ 120,60
Garrafas Pet:
825,65
R$0,70
R$ 577,96
Latinhas de alumínio:
593,10
R$ 2,00
R$ 1.186,20
Papel branco:
248,90
R$ 0,80
R$ 199,12
Ferro:
236,40
R$ 0,10
R$ 23,64
Pet limpeza:
426,80
R$ 0,50
R$ 216,40
Plástico:
30
R$ 0,30
R$ 9,00
Cobre:
20,25
R$ 9,00
R$ 182,25
Sucata:
581,20
R$ 0,10
R$ 58,12
Óleo saturado:
350
R$ 0,50
R$ 175,00
Vidros de conserva:
2.040 unidades
R$ 0,25
R$ 510,00

“Precisamos cuidar e preservar o que temos. Cuidar do solo, do ar, da água, das plantas, dos animais. Cuidar do nosso mundo. Cuidar de nós e do nosso semelhante. São essas as ações constantes e contínuas em sala de aula”, enfatiza a professora Elisandra.
Portanto, não é preciso somente estudar, é preciso cuidar o que temos. Valorizar a vida que possuímos em nós, a que nos envolve e garante a nossa existência. Desse modo a EMEF Santo Antônio de Pádua fundamentou suas ações voltadas para o ser humano, acreditando na sensibilidade e na aprendizagem como potencialidade de cada aluno no intuito de ser feliz vivendo e convivendo com ética e conhecimento.