segunda-feira, 20 de julho de 2015

E.M.E.F Santo Antônio de Pádua conquista 3º lugar no Jergs

As meninas do E. M. E. F Santo Antônio de Pádua conquistaram no dia 09 de Julho, na cidade de Santa Cruz do Sul a medalha de bronze na etapa regional (6ª CRE) modalidade futsal (Categoria Infantil). Após muito treino e dedicação elas venceram várias equipes com muita garra e determinação.

A equipe foi acompanhada pelo professor de Educação Física da escola, Jacson Richter, que juntamente com os professores Cássio Moraes e Liziane Decker desenvolvem diversos projetos esportivos na Escola. Parabéns a todos pelo empenho!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Barbeiro


     No dia 01 de julho o senhor José Acássio, chefe da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde visitou a EMEF Santo Antônio de Pádua nos turnos da manhã e tarde conversando com os alunos do 5º Ano ao 9º Ano sobre o protozoário barbeiro. Mensalmente vem ao município verificar o trabalho do senhor Pedro Jacobi, responsável pela Vigilância Sanitária Municipal. Explicou, dentre outras coisas, que a maioria dos casos da doença de chagas é transmitida pela picada de um grupo de insetos da família do percevejo, conhecidos como barbeiro. Durante ou imediatamente após picar uma pessoa, barbeiro defeca sobre sua pele, eliminando grande quantidade do protozoário Trypanosoma cruzi, permitindo que o mesmo penetre no nosso organismo através da ferida da picada. O ato de coçar o local que foi picado aumenta a chance de contaminação. Os barbeiros costumam se alimentar à noite, sendo capazes de picar suas vítimas sem acordá-las. Costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique; galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto. O tratamento precoce tem como objetivos, curar a infecção e prevenir lesões de órgãos, como coração e intestinos, e diminuir a possibilidade de transmissão do protozoário. Ao final os alunos puderam fazer questionamentos, sanando dúvidas ainda existentes.

Arraiá da SAP

         No dia 26 de junho aconteceu a festa junina da Emef Santo Antônio de Pádua no ginásio Tonhão. A noite iniciou animada com a quadrilha apresentada por todos os professores e funcionários da escola. Em seguida as turmas do 3º Ano A, 4º Ano A e 4º Ano B dançaram ao som da música "Noite de São João". O 1º Ano A, 2º Ano A e 5º Ano A dançaram a música "Balangandã". O 8º Ano apresentou uma quadrilha com a música "Dança Junina". O Nível 5 e o Nível 6 dançaram "Dança do tiro liro". O 7º Ano A e B dramatizaram "Isto é lá com Santo Antônio". As turmas do 1º Ano B, 2º Ano B e 3º Ano B dançaram "Pandeirinho". O 6º Ano A e B se apresentaram ao som da música "Na terra de São João". O 5º Ano B dramatizou "Os santos do mês de junho" e o 9º Ano, com apoio das professoras Bianca Toillier, Bianca Campos, Letícia Heinen, Jaqueline Richter, funcionário Jones Hendges e representantes dos alunos dos anos iniciais apresentaram o tradicional Casamento Caipira. Na noite aconteceu a rifa da torta promovida pelo GESA, sendo agraciada a dona Vanira Maria Klinger e a aposta do número exato de pinhões dentro da pinha, recebendo um cesto com produtos coloniais a dona Luciane Rosa. A festa ainda contou com a pescaria e a árvore da sorte, além de uma variedade de comes típicos. "A diretora, em nome de toda a equipe agradece a dedicação e envolvimento de todos os alunos, funcionários e professores nas apresentações e organização da festa, bem como agradece a APM Associação de Pais e Mestre que se faz presente em todos os eventos, assim como a participação dos pais e familiares dos educandos que se envolvem e apoiam seus filhos mostrando a eles o quanto a escolar é importante." Carla Regina Scheibler Theisen.