quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra

       Na semana dedicada à Consciência Negra 16 à 20 de novembro a EMEF Santo Antônio de Pádua recebeu a visita do moçambicano Sansão Albino Timbane, graduado em Química e Biologia Mestre em Informática na Educação UP, Especialista em TICs AVU/Gronigen, Estagiário na Makerere University, Docente na Universidade Pedagógica ESTEC, Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Redes CIUP e Doutorando em Informática na Educação UFRGS.


        Sansão conversou com todos os alunos da escola mostrando um pouco da cultura da África, especialmente de Moçambique, país de origem. Mostrou imagens e falou sobre a realidade escolar, as moradias, a gastronomia, o turismo, a arte, as vestimentas e a música. Também mostrou como se usa a "capulana", um grande manto de tecido colorido que serve como saia, como lenço na cabeça ou como colo para o bebê. Ainda cantou e dançou com as crianças músicas típicas infantis de cantores famosos. Respondeu a muitos questionamentos e curiosidades dos alunos nos mais variados assuntos: casamento, moeda, língua, famosos, futebol... Enfim, foi um momento de grande aprendizagem de uma maneira prazerosa e lúdica.

          A escola agradece a solicitude e as boas energias trazidas pelo Sansão enriquecendo e alegrando a família SAP com seu entusiasmo e alegria contagiante.

        História: O dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.






 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Viagem de estudo dos alunos do 5º ano

       A culminância do projeto do 5º ano A e B da EMEF Santo Antônio de Pádua resultou em uma viagem de estudo à cidade de Venâncio Aires, onde os alunos, acompanhados pelas professoras Bianca da Silva, Júlia Sciencia, Cátia da Rosa e Solange Stülp conheceram a Rádio RVA e participaram ao vivo da programação da rádio Vênus. Visitaram as instalações, os arquivos de CD e discos de vinil, os estúdios de gravação, bem como conversaram com locutores e profissionais que trabalham naquele local. Exploraram a história da rádio através das fotos e dos equipamentos antigos relacionadas a comunicação, no acervo da própria empresa, sob orientação de uma funcionária.

     A turma também foi até o Jornal Folha do Mate conhecendo toda a sua estrutura e funcionalidade. Posteriormente a turma foi até o Museu localizado na casa de Cultura de Venâncio Aires, onde puderam comparar a estrutura montada no local com as peças que os próprios alunos trouxeram à escola, montando assim um pequeno museu em sala de aula.

    A turma presenteou os locais visitados com a 1º edição do Jornal Santo Antônio, jornal este criado pelas turmas no primeiro semestre do ano letivo. Por fim, os alunos terminaram a tarde saboreando um delicioso sorvete.