quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

PROERD ENTREGA DIPLOMAS PARA ALUNOS DE TRÊS ESCOLAS

Após três meses de curso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou a formatura de 59 alunos de turmas do 5º Anos das escolas Santo Antônio, Ireno Bohn e Colégio Estadual Poncho Verde. Os certificados foram entregues por autoridades durante uma solenidade na quarta-feira à tarde, 29, na Vila Santo Antônio.
O programa baseia-se em uma ação conjunta entre Brigada Militar, escola e família. As lições do policial militar Moisés Assunção foram desenvolvidas em sala de aula com acompanhamento e auxílio de professores. O objetivo foi de desenvolver na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastadas das drogas.

O Proerd busca, tão somente, ajudar a criança a desenvolver a autoestima, lidar com estresse, reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas que a influenciarão a experimentar às drogas, bem como, ajudá-las a tomar decisões corretas em suas vidas. Participaram da formatura professores, prefeito Carlos Alberto Bohn, vice Arly Stöhr (Flecha), secretária de Educação Isabel Cristine Machry e a capitã Michele da Silva Vargas, da 3ª Companhia da Brigada Militar.
Prefeito Carlos Alberto Bohn
Prefeito Carlos Alberto Bohn
 MEDALHAS
Alunos que tiveram redações selecionadas com o tema ‘Caindo na real para ser seguro e responsável’. 
 – Poncho Verde: Dymas Assmann, Bárbara Heinen e Maísa Laís Reis
– Ireno Bohn: Yago Chagas Santos, Patrick Alan Niederle e Bruna Eduarda Lenhardt
– SAP: Antônio Ribeiro Dessoy, Ana Paula Persch e Davi Mais de Saibro

SAÚDE BUCAL É TEMA DE PALESTRA NA SAP

As turmas de Tempo Integral da Emef Santo Antônio de Pádua acompanharam no último dia 20 de novembro uma palestra com Tainana Koch, do Sesc, sobre orientações sobre saúde bucal, no programa Sorrindo para o Futuro.
A profissional repassou vários lembretes como escovar os dentes após as refeições, usar fio dental, visitar o dentista no mínimo duas vezes ao ano, escovar também toda região da boca para que não dê mau hálito, o que pode ocasionar rejeição entre os colegas. “São hábitos simples, mas que farão a diferença na vida do ser humano. Um sorriso bonito é a recompensa que você terá”, comentou.
A palestra no auditório da escola em Santo Antônio

CONSELHO DO MEIO AMBIENTE E ALUNOS REALIZAM ARBORIZAÇÃO

A educação ambiental tem como objetivo de modificar positivamente uma comunidade. Com orientação do Departamento de Meio Ambiente alunos estão desenvolvendo ações de arborização em Mato Leitão. A primeira etapa ocorreu na Vila Santo Antônio com envolvimento de alunos da Emef Santo Antônio de Pádua.
O trabalho, com participação ainda do Conselho Municipal de Meio Ambiente e servidores da Secretaria de Obras, visa transformar a paisagem dos pontos urbanos com arborização adequada. “Inicialmente se pensou no planejamento, tanto do local das mudas, como a espécie indicada, que não seja um problema futuro”, disse o engenheiro florestal Antônio Augusto Machado, responsável pelo departamento.
Dessa forma foram plantadas 35 mudas da espécie Quaresmeira (Tibouchina granulosa) em frente à escola e proximidades. “Essa espécie foi escolhida por ter sistema radicular não agressivo e porte adequado”, destacou Machado. Em frente ao Parque Municipal das Orquídeas foram plantadas 15 mudas de Sibipiruna (árvore de sombra) de Acer-verde (beleza diferenciada nos períodos de outono).
O projeto de arborização terá novas etapas em outros pontos do município e também na área central, trazendo mais beleza, planejamento técnico e conforto térmico para a comunidade.
ESPÉCIE
A quaresmeira é uma árvore ornamental de porte pequeno a médio. Afloração ocorre duas vezes ao ano, no outono e primavera. É uma espécie amplamente usada na arborização urbana.