terça-feira, 5 de novembro de 2013

Halloween na EMEF Santo Antônio de Pádua

       O lúdico, na vida da criança, possibilita a ampliação e exteriorização de seu mundo interior que é cheio de fantasias, imaginação e sonhos. Desta forma, oportunizar a ludicidade através de brincadeiras, de histórias, de fantasias, possibilita aos pequenos aprender consigo mesmos, com os objetos de conhecimento e com as pessoas ou situações envolvidas na brincadeira e no faz-de-conta. Assim eles vão construindo seus conhecimentos.
      Mesmo que a data de Halloween tenha uma conotação maligna para muitos, certamente foi a maneira como os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua direcionaram seu sentido para os alunos que fizeram com que a fantasia fosse despertada.
      O dia das bruxas é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, à véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
      Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira. Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
      Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "TrickorTreat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
      Na Escola Santo Antônio de Pádua o dia foi comemorado com muitas brincadeiras e sustos.
      Na sexta-feira, dia 1º de novembro foi realizada a festa a fantasia, organizada pelo GESA, onde os alunos puderam se divertir e comemorar esta data.
      A escola agradece ao GESA e a equipe que auxiliou na organização e motivou os alunos neste evento, assim como gostaríamos de agradecer a Onça Pintada que emprestou fantasias para este evento.
  
















  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário